A Secretaria de Administração Penitenciária pretende automatizar a abertura e fechamento de celas em cinco unidades prisionais na região Central. Em todo o Estado de São Paulo são 50 presídios com esse novo sistema de automação das portas das celas. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, foram investidos R$ 9.707.870,72 nessa mudança de sistema.
Na região Central, terão seus sistemas automatizados o Anexo de Detenção Provisória de Araraquara, Penitenciária de Araraquara, Penitenciária de Marília, Penitenciária de Álvaro de Carvalho e Penitenciária de Bernardino de Campos.
“Trata-se de um sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. Desenvolvido 100% por técnicos da Secretaria da Administração Penitenciária, a automação prioriza a tecnologia através de um sistema motorizado, controlado através de painel eletrônico que permite abertura e fechamento automaticamente”, explica, em nota, a SAP. Em caso de queda de energia, os trabalhos continuam, uma vez que a parte elétrica está ligada a um gerador.