InícioNotíciasGeralCelas da Penitenciária de Araraquara terão portas automatizadas

Celas da Penitenciária de Araraquara terão portas automatizadas

Novo sistema, que traz mais segurança aos agentes penitenciários, já funciona em 50 presídios do Estado de São Paulo

 

A Secretaria de Administração Penitenciária pretende automatizar a abertura e fechamento de celas em cinco unidades prisionais na região Central. Em todo o Estado de São Paulo são 50 presídios com esse novo sistema de automação das portas das celas. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, foram investidos R$ 9.707.870,72 nessa mudança de sistema.  

Na região Central, terão seus sistemas automatizados o Anexo de Detenção Provisória de Araraquara, Penitenciária de Araraquara, Penitenciária de Marília, Penitenciária de Álvaro de Carvalho e Penitenciária de Bernardino de Campos.

“Trata-se de um sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. Desenvolvido 100% por técnicos da Secretaria da Administração Penitenciária, a automação prioriza a tecnologia através de um sistema motorizado, controlado através de painel eletrônico que permite abertura e fechamento automaticamente”, explica, em nota, a SAP. Em caso de queda de energia, os trabalhos continuam, uma vez que a parte elétrica está ligada a um gerador.