O dia 13 de maio é considerado o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo. Na próxima semana, na quarta-feira (13), a Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial realiza uma roda de conversa e uma oficina de turbantes. As atividades serão realizadas no Centro de Referência Afro Mestre Jorge, a partir das 19 horas, com entrada gratuita, sem necessidade de inscrições prévias.
“Considerando que o Dia 13 de Maio de 1888 é uma data que ao longo dos anos vem sendo desconstruída pelo movimento negro – pois remete a uma falsa abolição – este é um dia para refletirmos e analisarmos de fato como está a representatividade do negro na sociedade, e principalmente de: não nos deixarmos contagiar pela naturalização do racismo, indignar-se sempre, e estimularmos ações que possam combatê-lo”, aponta Alessandra de Cássia Laurindo.
A roda de conversa que abre a programação será guiada pelo tema “Negritude e Resistência”. “A idéia é abordar a forma de enfrentamento ao racismo atual. Teremos a participação da psicopedagoga e Mestre em Educação Maria Fernanda Luiz, que é professora das redes estadual e municipal, que vai abordar como é trabalhado o enfrentamento ao racismo no ambiente escolar”, explica a coordenadora. Alessandra também explanará sobre o tema, estimulando a reflexão sobre os últimos casos de racismo que vem acontecendo no Brasil e como a população deve reagir.
Já a turbanista Erica Alexandre ministra uma oficina de turbantes a fim de valorizar a estética afro, promovendo um resgate histórico e popular através do uso cotidiano do turbante. A oficina ensinará passo a passo os métodos da auto amarração, para que a pessoa tenha autonomia em fazer de maneira criativa e inovadora, e fundamentalmente desconstruir estereótipos. Os interessados devem comparecer munidos de um tecido com 1,5 x 1,5 metro para fazer o próprio turbante. É aconselhável que o tecido seja de malha, algodão ou tactel.
A programação é gratuita. O endereço do Centro de Referência Afro é Avenida Feijó, nº 223, entre as ruas Zero e Um, no Centro de Araraquara. O evento é destinado a quaisquer pessoas interessadas.
SERVIÇO:
Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo
Local: Centro de Referência Afro Mestre Jorge
Data: quarta-feira (13 de maio)
Horário: 19 horas
Programação gratuita