InícioNotíciasGeralChegou a hora! Ferroviária decide o título da Libertadores Feminina

Chegou a hora! Ferroviária decide o título da Libertadores Feminina

Na Colômbia, Guerreiras Grenás encaram o Colo Colo do Chile em busca do primeiro título continental de uma equipe de Araraquara

Chegou o dia tão aguardado pelas Guerreiras Grenás e seus torcedores. Depois de um ano marcado por muitas dificuldades e desmanches no elenco por conta principalmente da Seleção Brasileira, a Ferroviária/Fundesport entrará em campo neste domingo para o duelo mais importante de sua história: a final da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino. A equipe araraquarense enfrentará o Colo Colo do Chile às 15 horas (horário brasileiro de verão) no Estádio Atanásio Girardot, em Medellín, na Colômbia.

A equipe comandada pelo técnico Leonardo Mendes tem na defesa seu ponto forte e não sofreu nenhum gol na competição. A edição 2015 da Libertadores teve início com 12 equipes, que na primeira fase foram divididas em três grupos. O time de Araraquara superou na primeira fase o Espuce do Equador por 5 a 0, o Cólon do Uruguai por 4 a 0 e empatou com o UAI/Urquiza da Argentina por 0 a 0. Na semifinal, eliminou o tricampeão São José com o placar de 1 a 0. Já as chilenas tiveram 100% de aproveitamento na primeira fase ao baterem o Universitário do Peru por 4 a 0, o San Martin de Porres da Bolívia por 5 a 0 e o Formas Intimas da Colômbia por 2 a 0, antes de eliminarem o UAI/Urquiza por 2 a 0.

A Ferroviária/Fundesport é um time acostumado a fazer história: é a equipe com o maior número de títulos paulistas, com quatro conquistas (2002, 2004, 2005 e 2013), e foi a primeira equipe de Araraquara a ser campeã nacional com as conquistas da Copa do Brasil e do Brasileirão de 2014. Do outro lado, o Colo Colo é uma das potências da modalidade, inclusive com o título da Libertadores de 2012.

Pés no chão

Apesar da vitória empolgante na semifinal diante de um de seus maiores rivais, o técnico araraquarense Leonardo Mendes garante que o time está focado na decisão deste domingo em Medellín. “Apesar da baixa média de idade, as meninas têm consciência de que teremos um jogo extremamente difícil contra o Colo Colo, que é a única equipe sem ser brasileira que já venceu a Libertadores. Acredito que a euforia fica mais para os torcedores. As meninas estão focadas em fazer mais uma bela apresentação”, assegura.

Segundo o técnico, o clima no time é de muito otimismo. “As meninas estão sabendo jogar a competição e as boas apresentações deixaram muito confiantes”, destaca.

Leonardo Mendes revela que possui informações importantes sobre o adversário chileno. “Assisti dois jogos. No primeiro, eliminaram as colombianas do Formas Íntimas, que contavam com nove jogadoras da seleção que disputou o último Mundial e venceu a França, que era uma das favoritas. É uma equipe que joga no tradicional 1-4-3-3, com jogadoras de muita qualidade técnica, e muito bem organizada defensivamente”, salienta.

Para finalizar, o comandante fala sobre sua estratégia para o confronto histórico deste domingo. “Teremos que ter alguns ajustes em relação à última partida, devido à característica da equipe chilena. Em relação à escalação, a ideia é em manter a equipe”, finaliza. Assim, o time deve ir a campo com Amanda no gol, Daiane e Barrinha nas laterais, com a defesa formada por Juliana e Mimi. O meio de campo terá Nicoly, Júlia, Patrícia e Rafaela, com o ataque composto por Adriane Nenê e Tabatha.

Artilheira prevê dificuldades

A artilheira da Ferroviária na Libertadores, Adriane Nenê, autora de quatro gols, prevê um jogo difícil. “Já disputei a competição pelo Foz Cataratas, mas o elenco da Ferroviária participa pela primeira vez e teremos pela frente uma equipe muito experiente. Tiramos da final um campeão mundial e pretendemos conquistar o título para o Brasil”, diz confiante.

Campeões

Organizada pelo Conmebol desde 2009, a Libertadores é realizada pela primeira vez fora do Brasil. Cinco títulos pertencem ao futebol feminino brasileiro, sendo dois com o Santos, em 2009 e 2010, e três com o São José, em 2011, 2013 e 2014. O Colo Colo derrotou o Foz Cataratas e se sagrou campeão em 2012.

Transmissão

A equipe dos Campeões da Bola da Rádio Cultura Araraquara transmitirá a decisão ao vivo a partir das 14h50. A narração será de José Roberto Fernandes.

FICHA TÉCNICA

FERROVIÁRIA x COLO COLO (CHILE)
Local: Estádio Atanásio Girardot, em Medellín, na Colômbia
Data/Horário: 8 de novembro de 2015, às 12h (15h no Brasil)
Arbitragem: Não divulgada

FERROVIÁRIA – Amanda; Daiane, Mimi, Juliana e Barrinha; Nicoly, Júlia, Patrícia e Rafaela, Adriane Nenê e Tábatha. Técnico: Leonardo Mendes.

COLO COLO – Christiane; Rocio Soto, Camila Saez, Carla Guerrero e Geraldine; Claudia Soto, Ynara, Francisca e Melisa Rodriguez, Gloria Villamayor e Francisca Moroso. Técnico: Eduardo Miguez Lopes.
 

 

Carlos

Notícias relacionadas

Mais lidas