InícioNotíciasGeralCia Cais do Porto apresenta resultado de imersão no Chile

Cia Cais do Porto apresenta resultado de imersão no Chile

Grupo de teatro de Araraquara ficou 54 dias em Viña del Mar participando de residência artística

O grupo de teatro araraquarense Cia Cais do Porto, depois de passar por uma residência artística realizada no Centro Cultural y Colectivo Teatral La Mandrágora, em Viña del Mar, no Chile, retorna à Araraquara para apresentar o resultado do trabalho.

Depois de 54 dias de trabalho e imersão no projeto no Chile, a Cia Cais do Porto apresenta o espetáculo “Winka: ensaios sobre a invasão” no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, onde os atores também ministram uma oficina teatral. “Winka” será apresentado na sexta (08), sábado (09), e segunda (11), sempre às 20 horas, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. São 50 lugares por apresentação, sendo os ingressos reservados gratuitamente pelo fone 98147-8626 (reserva válida até 30 minutos antes do espetáculo).

Na segunda (11), o grupo ministra o workshop “Teatro Documental – experiência pessoal como expressão artística”, das 14h30 às 17h30, para interessados maiores de 14 anos. São 20 vagas gratuitas e as inscrições devem ser realizadas pelo email [email protected], sendo necessário enviar apenas o nome, a idade e o RG.

Sobre o intercâmbio, o ator e coordenador do projeto, Fábio Lucca, conta que para um grupo de teatro, o intercâmbio entre culturas “é um prato cheio, que alimenta a inspiração, enriquece o repertório físico e imagético”. Segundo ele, a experiência em terras chilenas foi “maravilhosa” e agora está presente nos corpos e vozes dos atores, refletindo no trabalho da companhia. “Termos sido contemplados pelo edital foi o incentivo que precisávamos para continuar fazendo com total dedicação o que amamos fazer. O amor pela arte desconhece fronteiras”, destaca.

 

Invasão

“Winka” é o resultado da investigação da Companhia Cais do Porto no Centro Cultural y Colectivo Teatral La Mandrágora, em Viña del Mar, pelo Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios, do Ministério da Cultura. A obra relata a experiência vivida pelos atores em busca de uma aproximação com a cultura chilena, abordando através da linguagem cênica o conceito de invasão.

Influenciados em grande parte pela cultura e situação atual do povo Mapuche, nasce nos atores o questionamento sobre o que é ser “winka”, que para este povo indígena significa “invasor, estrangeiro”.

 O espetáculo expõe episódios que unem relatos históricos, testemunhos reais e anedotas contemporâneas, situações com as quais se podem analisar a imagem do invasor e do invadido e a opressão exercida de diversas formas, algumas já naturalizadas pelo convívio social em distintas culturas, em papéis e formas que transcendem as fronteiras geográficas.

O espetáculo contempla a diversidade linguística e une português e espanhol, com trechos em mapudungum e tupi-guarani. Com duração de 70 minutos, “Winka: ensaios sobre a invasão” é uma criação coletiva dos atores Bruno Campos, Fábio Lucca, Neila Dória e Zé Guilherme, com direção geral de Cristian Mayorga Hevia e coordenação de Fábio Lucca. A classificação etária é para maiores de 10 anos.

De acordo com o ator Zé Guilherme, foram dois meses de pesquisas sobre os povos originários do Chile e do Brasil. “Um processo intenso que contemplou workshops, estudos literários e de referencial estético, visitas a museus e centros cerimoniais e a capacitação técnica dos atores envolvidos. Em cena encontram-se os entraves e as questões de uma relação desumana de exploração e desrespeito”, explica.

Os atores do espetáculo, na segunda-feira (11) ministram o workshop “Teatro Documental – experiência pessoal como expressão artística”, abordando a criação de um material cênico a partir de histórias pessoais reais dos participantes. O estudo se dará a partir de exercícios que exploram as possibilidades da ação vocal e da construção do gesto. São aguardados atores, performers, dançarinos, estudantes de teatro e pessoas interessadas no assunto. O workshop também será realizado no Teatro Wallace Leal; o horário é das 14h30 às 17h30.

Fábio lembra que o workshop será uma maneira de compartilhar o modo de pesquisar e criar, “através de estímulos emocionais, sensoriais e técnicos que trabalhem com experiências reais, na busca por um corpo e uma voz mais potentes, verdadeiros e presentes cenicamente”.

 

Serviço:

  • Espetáculo “Winka – ensaios sobre a invasão”, com Cia Cais do Porto

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

Datas: 08 (sexta), 09 (sábado) e 11 (segunda)

Horário: 20 horas

Grátis – 50 lugares (reservas pelo fone 98147-8626)

 

  • Workshop “Teatro Documental – experiência pessoal como expressão artística”

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

Data: segunda-feira (11/05)

Horário: das 14h30 às 17h30

Grátis – 20 vagas

 

Notícias relacionadas

Mais lidas