InícioEsporte+EsportesCiclismo de Araraquara comemora bons resultados na temporada

Ciclismo de Araraquara comemora bons resultados na temporada

Com atletas em várias categorias, técnico da equipe da Fundesport enumera série de conquistas ao longo de 2023

O ciclismo da Fundesport celebra uma temporada de resultados positivos ao longo de 2023, como o bicampeonato dos Jogos Regionais, em Barretos, no feminino e masculino, e outras boas colocações em competições estaduais e nacionais.

No balanço geral, o técnico e também atleta da equipe, João Mantovani, enumera a série de conquistas, que envolveu atletas das mais variadas categorias.

A temporada positiva teve início em fevereiro, em Ilha Comprida-SP, com o Torneio de Verão. Trata-se de uma prova clássica do calendário nacional, disputada em três etapas, em que a Fundesport conquistou dois pódios, um 2º e um 3º lugares, e a terceira colocação na classificação geral, segundo Mantovani.

Em março, na abertura oficial do Ranking Paulista, em Guarulhos, na prova disputada em um circuito bastante dificultoso, foram conquistados quatro pódios, com 1º, 2º, 4º e 5º lugares.

Em abril, na cidade de Maringá-PR, competindo com três atletas da base no Campeonato Brasileiro Júnior, Araraquara ficou entre os dez primeiros colocados, após várias provas de velódromo e de estrada.

Chegou o mês de maio e, em Indaiatuba-SP, na clássica Prova 1º de Maio, também do calendário nacional, a equipe araraquarense teve quatro atletas no pódio entre os primeiros colocados. Ainda em maio, na prova com categorias de base, A Volta do Futuro, em Barretos, foram duas vitórias por etapas, além de uma 1ª, 3ª e 4ª colocações. Após três corridas em dois dias, os meninos ainda conquistaram o 2º lugar na classificação geral.

Também em maio, foi disputado em Barretos o Campeonato Paulista de Estrada e Contrarrelógio. A Fundesport conquistou um 2º lugar na prova de contrarrelógio, além de um 1º, dois 2º e dois 3º na prova de estrada. Em julho, na também clássica Prova 9 de Julho, em São Paulo, mais dois pódios, além de um 3º e de um 4º lugar.

Bicampeã

Vale destacar que ainda em julho, em Barretos, Araraquara se sagrou bicampeã dos Jogos Regionais, com quatro medalhas de ouro no feminino e outras três no masculino.

Já em agosto, na etapa da Copa São Paulo, em Araraquara, que além de constar nas festividades do aniversário da cidade, homenageia um dos maiores ciclistas brasileiros do século XX, Anésio Argenton, morador da cidade, a Fundesport festejou seis pódios, com quatro campeões e dois vices.

Vale destacar, ainda segundo João Mantovani, que ao longo deste ano, das dez etapas da Copa São Paulo, Araraquara venceu quatro, se sagrou campeã em duas categorias, vice-campeã em mais outras duas categorias e foi a 3a colocada no geral.

“Mesmo competindo com a equipe completa em apenas duas das dez etapas da Copa São Paulo nesta temporada, terminamos em 2º lugar por equipes na classificação geral ”, enfatiza Mantovani.

No mês de setembro, na Volta do Grande ABC, corrida em vários municípios da Grande São Paulo, a Fundesport ficou com um 1º, dois 3º, um 4º e um 5º lugares.

Depois, em outubro, nos Jogos Abertos de Rio Preto, com provas bastante concorridas entre os principais atletas do Estado, o ciclismo araraquarense ficou em 8º lugar no feminino e em 10º no masculino, na classificação geral.

E mais: no Ranking Estadual, mesmo não participando de todas as provas, a Fundesport ficou em 6º lugar no geral, entre mais de 40 equipes. No Ranking Nacional, foi a 3ª colocada na categoria júnior, mesmo não competindo em todas as provas pelo País.

Ano novo

Ainda de acordo com João Mantovani, para 2024 já está previsto para março, em Curitiba-PR, o Campeonato Brasileiro de Pista. E em junho, o Brasileiro de Estrada, em Palmas-TO.

“Estamos em busca de novos parceiros para a próxima temporada, junto com a Nacional Bikes e a Sodbikes Uniformes”, diz Mantovani. Além deles, o ciclismo da Fundesport conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Foto: Divulgação

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em portalmorada.com.br

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas