Na manhã do último sábado (12), um professor e um publicitário foram assaltados na área rural de Araraquara quando faziam um passeio ciclístico. A prática, que se tornou bastante comum dentro e fora do perímetro urbano nos últimos anos, tem se revelado também bastante perigosa. Roubos e assaltos, infelizmente, se tornaram comuns e tem espantado os que praticam esse esporte.
O que atrai a atenção da bandidagem é o alto valor das bicicletas, que podem chegam a mais de R$ 20 mil. No caso mais recente, dois rapazes em uma moto abordaram a dupla de ciclistas, obrigaram os dois a se deitar no chão e, sob ameaça, subtraíram as bicicletas, GPS, aparelho celular e uma mochila.
A vulnerabilidade da categoria mobiliza um grupo de ciclistas de Araraquara, que promete se organizar para cobrar mais segurança, tanto para evitar a ocorrência de novos casos, quanto para apurar os crimes já registrados. O empresário e ciclista Andre Marum publicou pelas redes sociais um manifesto cobrando os responsáveis pela segurança pública. “Tenho escutado de amigos que devemos contratar escolta armada e coisas do tipo, o dia que isso acontecer nunca mais subo em uma bicicleta para fazer trilha, coloco um tênis e vou correr no parque. É o fim do poder público? A falta de segurança é reflexo do atual momento de abandono que vive a cidade há varias administrações municipais e da crise moral e politica que o país vive”, desabafou.
Marum afirma que está organizando um passeio ciclístico para protestar contra a situação. O evento, no entanto, ainda não tem data marcada. “Estou organizando com algumas pessoas um passeio ciclístico para cobrarmos do poder público as medidas necessárias, e assim continuar nossas trilhas e nossa caminhada em paz, sem sofrer ameaças, constrangimentos e risco de vida”, completou.