InícioNotíciasGeralCompanhia Troleibus propõe criação do Cartão do Idoso

Companhia Troleibus propõe criação do Cartão do Idoso

Nova medida foi apresentada à Comissão de Transportes da Câmara Municipal na tarde de sexta-feira

 

A Companhia Troleibus Araraquara (CTA) apresentou à Comissão de Transportes, Habitação e Saneamento da Câmara na tarde de sexta-feira, 31 de julho, na sede da empresa, uma alternativa que, segundo a empresa, visa facilitar a vida do idoso nos ônibus. A nova proposta cria o Cartão do Idoso, que permite ao usuário maior de 65 anos passar pela catraca e utilizar todos os assentos dos veículos.

Atualmente eles devem entrar apenas pela porta da frente, o que vem causando transtornos aos idosos devido a aglomeração e poucos assentos disponíveis. Antes, os idosos podiam entrar pela porta traseira. A alteração foi feita pela empresa por conta da ocorrência de acidentes e dificuldade de controle de acesso por parte do motorista.

A explanação sobre o Cartão do Idoso foi feita pelo presidente da CTA, Silvio Prada, aos vereadores Elias Chediek (PMDB), presidente da Câmara, Jair Martineli (PMDB), presidente da Comissão de Transportes, Habitação e Saneamento, Pastor Raimundo Bezerra (PRB), Donizete Simioni (PT), ambos membros da mesma comissão, e Édio Lopes (PT). Márcio Santos e José Geraldo Lopes, diretores administrativo e técnico, respectivamente, participaram da reunião.

Segundo Silvio Prada, o idoso deve apresentar o cartão junto com o RG para que o motorista libere sua passagem pela catraca. Assim, eles terão mais segurança. Ele conta que quando existia o Cartão do Idoso, muitos deles tinham esse beneficio roubado por parentes ou outras pessoas que o comercializavam ou mesmo o usavam. “Por isso, paramos de distribuí-lo. Com a apresentação do RG não haverá mais esse problema”, explica Prada.

O cartão não é obrigatório, já que apenas com o RG o idoso tem direito ao transporte gratuito. Mas com ele o usuário maior de 65 anos terá mais mobilidade dentro do veículo e, consequentemente, mais vagas disponíveis. A ideia agradou a todos os vereadores presentes, tanto da base quanto da oposição. O cadastramento para a obtenção do Cartão do Idoso deve começar na próxima semana.

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas