InícioNotíciasGeralConfira como foi a participação brasileira no 14º dia do Pan de...

Confira como foi a participação brasileira no 14º dia do Pan de Toronto

Sexta-feira foi marcada por uma investigação policial

O 14º dia de competições dos Jogos Pan-Americanos de Toronto colocou o Brasil em evidência. Desta vez, no entanto, não foi pela performance de seus atletas durante a competição, mas sim por uma investigação policial. Na tarde desta sexta-feira, as autoridades do Canadá revelaram que o goleiro da Seleção Brasileira de pólo aquático, Thye Bezerra Matos, é suspeito de estuprar uma garota de 22 anos.

O caso repercutiu no mundo inteiro depois de a polícia local convocar uma entrevista coletiva. Aos jornalistas, os oficiais afirmaram que o crime teria acontecido no dia 16 de julho, um dia depois de o Brasil perder a final do pólo aquático masculino para os Estados Unidos. Thye Bezerra Matos, que já está na Rússia para a disputa do Mundial da modalidade, reconheceu que teve relações sexuais com uma jovem canadense, porém, alega que agiu com o consentimento da mesma.

Em nota, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) condena qualquer comportamento violento ou abusivo e pede mais esclarecimentos sobre o caso. O Canadá espera a apresentação do atleta para realizar o julgamento do crime.

Apesar do escândalo, o Brasil conseguiu conquistar três medalhas. O maior feito foi da Seleção feminina de handebol, que confirmou o favoritismo e foi medalha de ouro na decisão contra a Argentina. Esgrima e atletismo foram bronze.

O país terminou o dia com 35 medalhas de ouro, 34 de prata e 55 de bronze, e segue na 3º colocação, perdendo apenas para os Estados Unidos e Canadá.

ATLETISMO

Medalha garantida no início. Foi assim que Julio César de Oliveira conquistou a medalha de bronze no lançamento de dardo nesta sexta-feira. O brasileiro foi o primeiro a iniciar a prova e de cara conseguiu atingir a marca de 80.29 e, no segundo lançamento, foi para 80.94. Na sequência, Julio não conseguiu superar os números já conquistados, mas mesmo assim foi para o pódio, atrás apenas de Keshorn Walcott (83.27) – de Trinidad e Tobago – e do americano Riley Dolezal (81.62).

O país ainda conseguiu se classificar no revezamento 4x100m tanto no feminino, quanto no masculino. Vanusa dos Santos, Bruna Farias, Rosângela Santos e Vitória Silva Rosa terminaram a prova na 3º colocação e está na final. Os homens passaram com o último tempo. As finais acontecem neste sábado.

No salto em distância feminino, o Brasil não conseguiu o pódio. Keila Costa e Eliane Martins acabaram apenas nas 9º e 10ª colocações, respectivamente.

BASQUETE

Em uma partida bastante dura e com grandes atuações de Vitor Benite (novamente) e Augusto Lima, a Seleção Brasileira venceu a República Dominicana por 68 a 62 e se garantiu na final da modalidade. O desempenho da equipe é bastante surpreendente, já que chegou a Toronto bastante cercada de olhares desconfiados pela ausência de jogadores importantes da NBA.

Com a classificação, o Brasil encara o Canadá na decisão – que passou pelos Estados Unidos na prorrogação. O time de casa venceu por 111 a 108.

BOLICHE

Nesta sexta-feira, aconteceram as provas classificatórias individuais. No masculino, Marcelo Suartz terminou na 4º colocação com o total de 2611 pontos e se garantiu na próxima fase da competição. O outro brasileiro, Charles Robini, não se classificou e ficou apenas na 14º posição com 2404 pontos. Apenas os oito primeiros colocados avançavam.

No feminino, o Brasil não conseguiu classificar nenhuma representante. Roberta Rodrigues e Stephanie Martins terminaram nas 17º e 19º posições.

ESGRIMA

O Brasil garantiu a medalha de bronze na disputa de espada por equipe feminina. Contra Cuba, o país conseguiu a vitória por 38 a 29. O time era formado por Nathalie Moellhausen, Amanda Simeão e Rayssa Costa. A decisão acabou vencida pelos Estados Unidos diante da Venezuela.

HANDEBOL

Meninas de ouro. O Brasil repetiu a final de Guadalajara (MEX) e consagrou-se pentacampeão nos Jogos Pan-Americanos. Diante da Argentina, no Exhibition Centre, a Seleção venceu por 25 a 20, mesmo sem Duda Amorim – eleita a melhor do mundo no ano passado e que se recupera de lesão, e garantiu o topo mais alto do pódio.

Antes, houve a disputa pela medalha de bronze. O Uruguai assegurou o 3º lugar com a vitória por 29 a 21 diante do México.

SOFTBOL

Valeu (e muito) o esforço! A Seleção feminina perdeu a semifinal diante de Porto Rico. Apesar de abrir vantagem no início da partida com o placar de 2 a 0 a favor, as meninas do Brasil não conseguiram segurar o ímpeto das adversárias e acabaram derrotadas por 12 a 2. O time terminou a competição no 4º lugar.

TÊNIS DE MESA

Aconteceram as oitavas de final da modalidade, e o Brasil terá representantes na próxima fase. Lin Gui derrotou a americana Jiaqi Zheng por 4 a 2 e avançou – assim como Caroline Kumahara, que venceu a colombiana Paula Medina por 4 a 3. Lígia Silva foi eliminada.

No masculino, Thiago Monteiro passou por Brian Afanador, de Porto Rico, e também garantiu a vaga. Hugo Calderano também está nas quartas após derrotar o argentino Gaston Alto por 4 a 1.

VÔLEI

Na semifinal do masculino, a Seleção Brasileira não teve dificuldades para superar Porto Rico. Com uma vitória por 3 sets a 0 – parciais 25/16, 25/17 e 25/23 – colocou a equipe na final contra a Argentina. O Brasil fechou os dois primeiros set com uma boa vantagem, mas acabou bastante exigido no terceiro. Apesar disso, o time respondeu à pressão do adversário e garantiu presença na decisão.  Canadá e Porto Rico fazem o jogo pela medalha de bronze.

 

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas