Na abertura da nona rodada, neste sábado (12), foram disputados cinco jogos pelo Paulistão Itaipava, com três vitórias de mandantes e duas de visitantes. Melhor para o Santos que venceu o Água Santa, por 1 a 0, e assumiu a liderança geral com 18 pontos. No total foram marcados 15 gols, com a média de três por jogo.
Pelo menos até o término da rodada, os santistas vão ficar na frente do Corinthians, com 17 pontos. O vice-líder vai enfrentar o Botafogo em Ribeirão Preto. A vitória do Santos no Pacaembu saiu com um gol de Rafael Longuine, substituto do meia Lucas Lima, que cumpriu suspensão automática.
O time de Diadema acumulou sua segunda derrota seguida, porque tinha perdido pela contagem mínima para o Oeste, assim se mantém com 11 pontos, em terceiro lugar no Grupo D. O Santos lidera o Grupo A.
Mesmo se deslocando até a cidade de Lins, o Red Bull Brasil venceu o Linense, por 3 a 0, no estádio Gilbertão, emplacando sua quarta vitória consecutiva, quando não sofreu nenhum gol. Este resultado deixou o time de Campinas com 16 pontos, na vice-liderança do Grupo D, liderado pelo Corinthians, com 17. De outro lado, o Linense se manteve com 13 pontos, mas caiu para terceiro lugar no Grupo A, atrás do São Bento, com 14 e do Santos com 18.
Na rodada passada, o São Bento tinha perdido a última campanha invicta da competição, ao cair diante do Red Bull, por 2 a 0, em Campinas. Mas atuando em casa, no estádio Walter Ribeiro, o time sorocabano bateu o Rio Claro, por 3 a 0, com dois gols de Anderson Cavalo e outro de Edno, de cabeça. O São Bento é vice-líder do Grupo A, mas a situação do Rio Claro é complicada. Sem vencer há três rodadas – com um empate e duas derrotas – está com oito pontos, em quarto lugar no Grupo D. Na tabela geral aparece em 18º lugar.
A surpresa ficou para o estádio Barão da Serra Negra, onde um esperado jogo equilibrado terminou com a goleada do Ituano sobre o XV de Novembro, por 4 a 1, de virada. O time da casa vinha de duas vitórias fora de casa, contra São Bernardo, por 2 a 1, e Ponte Preta, por 1 a 0. Buscava, portanto, sua terceira derrota, mas decepcionou sua torcida. A expressiva vitória reabilitou o Ituano da derrota para o Osasco Audax, por 2 a 0, e o deixou na liderança provisória do Grupo B, com 14 pontos, dois na frente do Palmeiras. O XV é o quarto colocado do Grupo C, com 11 pontos.
No estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, a Ponte Preta apagou o tropeço anterior diante do XV de Piracicaba ao vencer a Ferroviária, por 2 a 1. O time campineiro conseguiu sair da zona de rebaixamento, com 12 pontos, em 11º lugar, ficando em terceiro lugar no Grupo B. A Ferroviária, que tinha perdido em Araraquara para o Novorizontino, por 2 a 1, continua com 13 pontos e perdeu a liderança do Grupo C para o São Paulo pelo saldo de gols: 4 a 3.
A rodada termina neste domingo com os outros cinco jogos. O destaque principal é o Choque-Rei que acontecerá no Pacaembu. São Paulo e Palmeiras precisam da vitória para manter a ponta dos respectivos grupos. O Corinthians visita o Botafogo em Ribeirão Preto. Confira as informações abaixo:
JOGOS DA 9ª RODADA
Sábado – 12 de março
Linense 0 x 3 Red Bull Brasil
São Bento 3 x 0 Rio Claro
XV de Piracicaba 1 x 4
Ituano Ponte Preta 2 x 1 Ferroviária
Santos 1 x 0 Água Santa
Domingo
11h – São Paulo x Palmeiras
16h – Capivariano x Novorizontino
16h – Botafogo x Corinthians
18h30 – Mogi Mirim x Oeste São Bernardo x Audax