Interessados em se candidatar a condutores da Tocha Olímpica em Araraquara têm até outubro deste ano para se inscrever. A tocha deverá passar pela cidade na segunda quinzena de julho de 2016, antes de seguir para a sede dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.
A inscrição via internet pode ser feita num dos sites dos três patrocinadores oficiais das Olimpíadas – Nissan (www.quemseatreve.com.br), Coca-Cola (http://festivaldasescolas.
A Chama Olímpica passará por Araraquara, uma das 300 cidades brasileiras convidadas para integrar o circuito básico do Revezamento da Tocha Rio 2016. O projeto detalhado para definição da passagem foi apresentado no início deste mês ao prefeito Marcelo Barbieri.
A apresentação, feita no 6º andar do Paço Municipal por integrantes regionais do Comitê Organizador Rio 2016 pelo Estado de São Paulo, envolveu, além do prefeito, as secretarias de Governo, Esportes e Lazer, Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Comunicação, Educação e Cultura. Também participaram representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e Polícia Rodoviária.
Percurso
Em todo o Brasil, a Chama Olímpica deverá ser conduzida por cerca de 12 mil pessoas a partir de maio de 2016, antes de chegar ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos, que serão disputados de 5 a 21 de agosto. Também no Rio serão realizados os Jogos Paralímpicos, entre os dias 7 e 18 de setembro do ano que vem.
O Revezamento da Tocha 2016 deve durar de 90 a 95 dias e cada cidade contemplada poderá realizar um evento especial para celebrar a passagem.
“Vamos mobilizar toda a população de Araraquara para recebermos a Tocha Olímpica em uma grande celebração histórica que antecederá a comemoração dos 200 anos da cidade, em 2017”, ressalta o prefeito Marcelo.
Vale destacar que no ano que vem o Brasil realizará pela primeira vez na sua história uma edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Precedendo o grande evento esportivo, com a participação de cerca de 4.350 atletas de 178 países, ocorre o Revezamento da Tocha Olímpica.
Origem
Tradicionalmente, a chama é acesa na cidade de Olímpia, na Grécia – berço dos Jogos – e é trazida até a capital do país-sede. Daí, segue transportada em uma tocha, conduzida em revezamento para várias cidades, incluindo as capitais de todos os estados brasileiros.
O fogo olímpico chegará a Brasília em maio, iniciando o percurso de cerca de 28 mil quilômetros, passando pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. No total, a tocha será recebida em 300 cidades brasileiras, mas o comboio poderá ser visto passando por outros 200 municípios.