InícioNotíciasGeralContinuam as inscrições para condução da Tocha Olímpica

Continuam as inscrições para condução da Tocha Olímpica

Candidatos têm até outubro para se inscrever, via internet, nos sites dos patrocinadores oficiais das Olimpíadas Rio 2016

Interessados em se candidatar a condutores da Tocha Olímpica em Araraquara têm até outubro deste ano para se inscrever. A tocha deverá passar pela cidade na segunda quinzena de julho de 2016, antes de seguir para a sede dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

A inscrição via internet pode ser feita num dos sites dos três patrocinadores oficiais das Olimpíadas – Nissan (www.quemseatreve.com.br), Coca-Cola (http://festivaldasescolas.cocacola.com.br/) e Bradesco (www.revezamentobra.com.br). Em breve, também o site do Comitê Rio 2016 (www.rio2016.com/tochaolimpica) receberá inscrições.

A Chama Olímpica passará por Araraquara, uma das 300 cidades brasileiras convidadas para integrar o circuito básico do Revezamento da Tocha Rio 2016. O projeto detalhado para definição da passagem foi apresentado no início deste mês ao prefeito Marcelo Barbieri.

A apresentação, feita no 6º andar do Paço Municipal por integrantes regionais do Comitê Organizador Rio 2016 pelo Estado de São Paulo, envolveu, além do prefeito, as secretarias de Governo, Esportes e Lazer, Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Comunicação, Educação e Cultura. Também participaram representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e Polícia Rodoviária.

Percurso

Em todo o Brasil, a Chama Olímpica deverá ser conduzida por cerca de 12 mil pessoas a partir de maio de 2016, antes de chegar ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos, que serão disputados de 5 a 21 de agosto. Também no Rio serão realizados os Jogos Paralímpicos, entre os dias 7 e 18 de setembro do ano que vem.

O Revezamento da Tocha 2016 deve durar de 90 a 95 dias e cada cidade contemplada poderá realizar um evento especial para celebrar a passagem.

“Vamos mobilizar toda a população de Araraquara para recebermos a Tocha Olímpica em uma grande celebração histórica que antecederá a comemoração dos 200 anos da cidade, em 2017”, ressalta o prefeito Marcelo.

Vale destacar que no ano que vem o Brasil realizará pela primeira vez na sua história uma edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Precedendo o grande evento esportivo, com a participação de cerca de 4.350 atletas de 178 países, ocorre o Revezamento da Tocha Olímpica.

Origem

Tradicionalmente, a chama é acesa na cidade de Olímpia, na Grécia – berço dos Jogos – e é trazida até a capital do país-sede. Daí, segue transportada em uma tocha, conduzida em revezamento para várias cidades, incluindo as capitais de todos os estados brasileiros.

O fogo olímpico chegará a Brasília em maio, iniciando o percurso de cerca de 28 mil quilômetros, passando pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. No total, a tocha será recebida em 300 cidades brasileiras, mas o comboio poderá ser visto passando por outros 200 municípios.

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas