O Santos sofreu, mas conseguiu a classificação para a 3ª fase da Copa do Brasil na noite desta terça-feira (8) ao eliminar o Fluminense-PI nos pênaltis depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal, no Estádio Albertão, em Teresina (PI).
A vitória por 5 a 4 nos pênaltis faz o Santos embolsar mais R$ 1,9 milhão de premiação. O adversário na 3ª fase será conhecido apenas através de sorteio.
O Fluminense-PI começou a partida em cima do Santos e foi responsável pelas primeiras três boas oportunidades, sendo duas com Eduardo e uma com Mário Sérgio. Depois dos sustos, o time paulista acordou e quase abriu o placar em finalizações de Ângelo e Marcos Guilherme.
Quando parecia que o Santos tinha conseguido equilibrar as ações, o Fluminense-PI esboçou uma pressão e abriu o placar aos 41 minutos. Após lateral cobrado para a área, Eduardo desviou de cabeça e a bola sobrou para Mário Sérgio, que dominou no peito e bateu de virada no canto de João Paulo.
Logo aos quatro minutos do segundo tempo, Ricardo Goulart finalizou e Marcos Leonardo completou quase em cima da linha. O gol, porém, foi mal anulado pela arbitragem, já que o atacante do Santos estava em condição legal. A resposta do Fluminense-PI veio com William Salvino, mas João Paulo salvou.
A situação do Santos ficou mais complicada aos 29 minutos, quando Camacho recebeu o segundo amarelo e foi expulso. No entanto, a estrela de Ricardo Goulart brilhou aos 36. O camisa 10 recebeu de Gabriel Pirani, girou em cima da marcação e bateu na saída de Nícolas.
Já nos acréscimos, Thiaguinho levantou a bola para a área do Santos e Michel desviou rente a trave de João Paulo. O jogo acabou mesmo indo para os pênaltis. Com duas bolas no travessão do Fluminense-PI, o time paulista avançou com a vitória por 5 a 4.