Atendendo a um pleito da Federação Paulista de Futebol e dos clubes paulistas, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) concedeu duas vagas adicionais para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. A CBF divulgou nesta terça-feira (15) que a competição terá o acréscimo de oito participantes, sendo dois deles do Estado de São Paulo, a partir da edição de 2016.
Em ofício do dia 5 de novembro de 2015, a entidade nacional também divulgou que os classificados para 2016 também garantem vaga para 2017, e que a partir de 2017, os classificados garantem vaga para o ano seguinte.
Para a edição de 2016, as duas vagas acrescidas para o futebol de São Paulo serão preenchidas pelos finalistas da Copa Paulista 2015. Explica-se: o regulamento da Copa Paulista do ano passado previa que o campeão poderia escolher a Série D ou a Copa do Brasil caso fosse acrescida alguma vaga para o Estado. Como o anúncio do acréscimo só ocorreu após a confirmação do Linense na Copa do Brasil, a equipe não teve a chance de escolher.
Da mesma forma, o Ituano teria direito a uma vaga de acordo com o regulamento da Copa Paulista 2015, já que o vice-campeão ficaria com a vaga no torneio não escolhido pelo adversário. Portanto, Linense e Ituano, excepcionalmente, disputarão a Série D de 2016, além das duas equipes mais bem colocadas no Paulistão Itaipava 2016 entre as que não disputam nenhuma das divisões do Campeonato Brasileiro.
Histórico
Entre 2005 e 2007 a Copa Paulista classificava times para a terceira divisão nacional (não existia Série D). O Grêmio Barueri, terceiro colocado da Copa Paulista 2005, representou São Paulo na Série C de 2006 após o Rio Claro, vice-campeão, desistir da disputa. A equipe conquistou o acesso e deu início à sua série de acessos em âmbito nacional.
No ano seguinte, o Bragantino, vice-campeão da Copa Paulista 2006, disputou e foi o campeão da Série C nacional, conquistando o retorno para a Série B, que disputa até hoje.