A Copa São Paulo de Ciclismo encerrou sua temporada 2015 no domingo dia 22 de novembro na cidade de Bauru (SP), que foi novamente o palco para as grandes disputas na Avenida Nações Unidas, que definiram todos os campeões das 13 modalidades oficiais – algumas já estavam definidas desde a penúltima etapa – onde os três primeiros colocados de cada categoria no Ranking CSPC receberam seus respectivos troféus personalizados, com o tradicional mapa do Estado de São Paulo e as cidades onde as etapas aconteceram. Um belo domingo esportivo na cidade, com muito sol e tempo aberto, onde até a chuva dos últimos dias deu uma trégua e colaborou para que a cidade pudesse receber mais uma vez a caravana da competição.
Com a realização impecável da SEMEL/Prefeitura Municipal de Bauru, organização da GT Eventos Esportivos com a chancela e supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, a cidade recebeu 26 equipes e também ciclistas avulsos de todas as regiões do Estado de São Paulo e também do Paraná, como Londrina, que aliás dominou as categorias de base da última etapa da CSPC 2015. O circuito, de 2.800 metros por volta, possui aclive e declive com um excelente asfalto e testou o preparo físico dos atletas, bem como a parte tática, com as equipes fazendo as contas com relação a pontuação de seus ciclistas. A concentração da prova (largadas e chegadas) foi defronte ao Parque Vitória Régia, um belo local e tradicional referência da cidade de Bauru, cidade que dentro do cenário esportivo além do tradicional basquete e do futebol, possui também grande destaque no ciclismo. “Bauru sempre foi referência para essa modalidade, a cidade conta com um grande campeão nas provas de resistência, o Sérgio Mota, que brilhou no ciclismo paulista no final dos anos 1980 e 1990, e hoje possui excelentes ciclistas, tanto na modalidade ciclismo quanto no mountain bike”, comenta Alessandro Giannini, um dos diretores da Copa São Paulo de Ciclismo.
Além das categorias oficiais que vão desde os Infanto/Juvenis até os Masters B, para ciclistas com 60 anos acima, o público que esteve presente durante toda a manhã e início da tarde, os amigos e fãs do ciclismo puderam prestigiar e torcer também para os ciclistas iniciantes da cidade, que puderam participar com qualquer tipo de bicicleta. E dentre os destaques da etapa, a equipe de Londrina (Clube Londrinense de Ciclismo-CLC/Fel/Fasa), conquistou as três primeiras colocações na categoria Infanto Juvenil Masculino, com os ciclistas Marcos Vinícius Martins, Adrian Vasconcellos e Thiago Medeiros, numa prova de 16,8 Km percorridos em 32m29s. Também na categoria Juvenil Masculino, a equipe conquistou a vitória com Francisco F. da Silva Neto, numa prova de 46m23s e 22,4 Km percorridos, seguido de Matheus Máximo dos Reis, da SME/ Matão e Ruan Santana Guillen, da Pref. Municipal de Luiz Antônio-SP. Na categoria Infanto Juvenil Masculino, o campeão geral do ranking CSPC 2015 foi João Henrique Scarante, da equipe São Fracisco Saúde/ Biosev/ SME, de Ribeirão Preto e na Juvenil, Hudson Murilo Marchi da equipe Team Barra Bonita de Ciclismo, foi o campeão. Na categoria Elite Masculino, vitória do campeão geral do ranking CSPC 2015 Elton Pedro, que transferiu-se para a equipe SME/ Matão, numa prova de 57m37s e 36,4 Km percorridos, mais curta e rápida do que o habitual para essa categoria nas provas da Copa São Paulo de Ciclismo. O segundo colocado foi Elton Pedrozo da Silva, da equipe GRCE Memorial de Santos e o terceiro colocado, Elivelton Pedro, irmão de Elton, da equipe Pref. Municipal/ Unimed/ Ibitinga-SP. Já na Elite Feminino, a campeã foi Fabiana Cristina Magalhães, da equipe SECEL/ Monte Alto, numa prova de 47m38s e 22,4 Km percorridos, seguida de Leandra Marques Ribeiro da Silva, da equipe Associação Batataense de Ciclismo e de Mariana de Freitas Camargo da Unimed/ Pref. Municipal de Ibitinga, campeã geral do ranking da CSPC 2015.
Na categoria Sênior-B, uma outra prova bastante disputada com 51m21s e 25,2 Km percorridos, vencida por Vanderlei Velloso Braga da equipe SEME/ Têxtil Covolan/ Versatronic Motores Elétricos, de Santa Bárbara D`Oeste, seguido de José Carlos Fonseca Jr., da equipe Team Barra Bonita de Ciclismo e de Rodrigo Tavares, também da equipe de Santa Bárbara. O campeão geral dessa categoria foi Sérgio Gibim, da equipe de Santa Bárbara D`Oeste. Na categoria Mountain Bike no asfalto, outra categoria oficial da CSPC, dobradinha da equipe de Barra Bonita com a vitória de Matheus Vieira, seguido de Plínio Augusto Chiaratto e de Adriano Ferreira da Silva, terceiro colocado, da equipe Associação Batataense de Ciclismo. O campeão geral dessa categoria foi Samuel Silvio Lopes Filho, da equipe Pref. Municipal/ Unimed/ Ibitinga.
Por falar em equipes, a grande campeã do ranking da CSPC 2015, aliás bicampeã consecutiva, foi a equipe Team Barra Bonita de Ciclismo, com 778 pontos conquistados em 11 etapas disputadas, seguida da equipe da Prefeitura Municipal/ Unimed/ Ibitinga, com 547 e da SEME/ Têxtil Covolan/ Versatronic Motores Elétricos, de Santa Bárbara D`Oeste, terceira colocada com 463 pontos conquistados. Na Copa São Paulo de Ciclismo, apenas os cinco primeiros colocados de cada categoria somam pontos para o ranking, com exceção das categorias Elite Masculino e Sênior-A, que somam pontos até o 10º colocado. Para ver todos os demais resultados e classificações gerais finais da CSPC 2015, confira o boletim de resultados da etapa de encerramento em Bauru, já com o ranking geral final, individual por categorias e geral por equipes.
A etapa de encerramento da Copa São Paulo de Ciclismo 2015 em Bauru teve o apoio da EMDURB com todos os seus agentes de trânsito, GOT – Grupo de Operações de Trânsito e demais departamentos municipais envolvidos no evento. Os apoios gerais foram da H2 Ótima, Silk Sert Estamparia e Uniformes profissionais e Brasa Bikes de Botucatu. Para visualizar as fotos da Prova, acesse o Facebook da Copa São Paulo de Ciclismo.