Classificado para as oitavas de final da Taça Libertadores com uma rodada de antecipação, o Corinthians usará uma escalação quase toda formada por reservas para enfrentar o Cobresal nesta quarta-feira, às 21h45 em Itaquera e buscar uma vitória que o dê uma das melhores campanhas da fase de grupos e, consequentemente, uma vantagem no mata-mata.
O Timão lidera o grupo 8, com dez pontos, e já tem vaga nas oitavas de final assegurada porque o segundo colocado, Independiente Santa Fé (8 pontos), e o terceiro, Cerro Porteño (7), farão confronto direto também nesta quarta em Assunção.
Dessa forma, o objetivo da equipe dirigida por Tite na Arena Corinthians vai além da situação na chave e tem como foco principal ser um dos melhores primeiros colocados, já que na Libertadores os confrontos de mata-mata são definidos com base na campanha na fase atual e quem somou mais pontos tem a vantagem de fazer a partida de volta como mandante.
Neste momento, o campeão continental de 2012 tem a sexta melhor campanha, mas terá ao menos a quinta caso vença. Caso goleie por ao menos cinco gols de diferença, subirá para quarto ou até terceiro. Entretanto, preocupado com a sequência de jogos, já que o time está nas semifinais do Campeonato Paulista, o treinador deverá preservar vários atletas.
Desfalques certos são o lateral-direito Fagner, suspenso, e o meia Giovanni Augusto, que machucou o tornozelo esquerdo. Além disso, o também meia Danilo sentiu a panturrilha e dificilmente será aproveitado.
Mas Tite irá além e provavelmente escalará apenas dois titulares, Cássio, já que goleiros dificilmente são poupados para que mantenham o ritmo de jogo, e Rodriguinho, que tem a oportunidade de ganhar ritmo após se recuperar de uma contusão na coxa direita.
O adversário será o Cobresal, derrotado pelo Timão por 1 a 0 na estreia, no Chile. A equipe já está eliminada na competição continental e vem de um revés diante do Antofagasta no último sábado, que o deixou em 12º lugar no Torneio Clausura chileno.
Entretanto, os jogadores comandados pelo técnico Dalcio Giovagnoli vêm de fazer história. Eles obtiveram a primeira vitória do Cobresal pela Libertadores na semana passada, um 2 a 0 sobre o Cerro no estádio El Cobre, e agora sonham com o primeiro triunfo como visitantes.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS x COBRESAL
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Data/Horário: 20 de abril, 21h45
Arbitragem: Carlos Orbe, auxiliados por Flavio Nall e Edwin Bravo (todos do Equador).
CORINTHIANS: Cássio, Edílson, Vilson, Balbuena e Guilherme Arana; Willians; Marlone, Rodriguinho, Maycon e Romero; Luciano. Técnico: Tite.
COBRESAL: Cuerdo; Cerón, Silva, Flavio Rojas e Contreras; Cabión, Otárola, Sepúlveda e González; Poblete e Grbec. Técnico: Dalcio Giovagnoli.