InícioNotíciasCoronavírusCovid: 24% dos pacientes com síndrome gripal foram positivados

Covid: 24% dos pacientes com síndrome gripal foram positivados

Em boletim extraordinário do Comitê de Contingência do Coronavírus, a secretária da saúde Eliana Honain atualizou os números da pandemia no município.

Nesta quinta-feira (24), Araraquara contabiliza 4082 casos de coronavírus, registrados desde março. 

De 145 exames entregues pelos laboratórios, 24% deles, o que corresponde a 35 pessoas, foram diagnosticadas com o vírus.

Plano de intensificação de enfrentamento da Covid-19

O Plano de Intensificação de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 em Araraquara foi apresentado na tarde de quarta-feira (23), em coletiva realizada no 6º andar da Prefeitura Municipal. 

O plano cria um novo protocolo municipal único de abordagem de casos suspeitos, diagnóstico e em tratamento, incluindo testagem de todos os casos suspeitos e internação preventiva, com obrigatoriedade de adesão dos serviços públicos e privados. Também será aprimorado o monitoramento dos casos graves e moderados com a instituição de boletins clínicos diários de pacientes internados na rede pública e rede privada, suspeitos ou confirmados e monitoramento do cuidado em rede e mecanismos rápidos de regulação.

Será ainda ampliado o protocolo de isolamento e monitoramento dos casos e contatos de Covid-19, com testagem dos contatos domiciliares na própria residência, além de garantia de transporte de baixa complexidade aos pacientes positivados em monitoramento até os serviços de referência.

Outras mudanças apresentadas pela secretária da Saúde, que incluem hospitais privados, são a intensificação da fiscalização sanitária nos hospitais públicos e privados para a prevenção da transmissão intra-hospitalar da Covid-19. 

Para garantir o cumprimento do decreto municipal e reduzir a média móvel de contaminações, que é de 37 casos diários, a Prefeitura também teve que buscar mecanismos legais para criar novas hipóteses para o exercício de poder de polícia municipal no contexto da pandemia. Um projeto de lei foi enviado à Câmara Municipal e aprovado pelos vereadores, nesta última terça-feira (22), garantindo a implementação das medidas de endurecimento da fiscalização.

De acordo com essa nova legislação, os órgãos fiscalizadores continuarão aplicando as multas já previstas no decreto municipal às pessoas jurídicas, com valores que variam de 100 a 1000 Unidades Fiscais do Município (UFMs), cujo valor da unidade é R$ 57,58, e poderão aplicar multas a pessoas físicas, de 20 UFMs no caso de infração cometida no exercício de atividade econômica, ainda que não regularizada, e de 2 UFMs, em casos de descumprimento da quarentena, não uso de máscaras e outras infrações, como aglomerações, desrespeito ou desacato ao agente público do Município com incumbência de fiscalização.

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas