A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, vai abrir as inscrições para a celebração de parcerias junto a blocos carnavalescos de caráter popular e de rua. Os blocos interessados devem efetuar a inscrição no período de 25 de janeiro a 09 de fevereiro deste ano.
A ideia é fomentar os blocos livres formados espontaneamente, a partir de iniciativas individuais ou coletivas, com objetivo de resgatar características tradicionais do Carnaval, como as Marchinhas, a ocupação de praças e ruas pela cidade, além de proporcionar lazer e cultura gratuita a toda população de Araraquara. Também, a proposta visa diversificar a programação de Carnaval oficial do município, valorizando todas as formas de expressões típicas do Carnaval, em consonância com as novas tendências de celebração desta que é a maior manifestação cultural do Brasil.
As inscrições físicas estarão abertas no período de 25 de janeiro a 09 de fevereiro de 2023 e serão recebidas de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 17 horas, no Palacete das Rosas, sede da Secretaria de Cultura (localizado ao lado da Prefeitura de Araraquara). Já as inscrições virtuais , no mesmo perído das inscrições físicas, serão recebidas até às 23h59 do dia 09 de fevereiro, por meio do e-mail: [email protected] .
Além da documentação solicitada no edital, os proponentes devem apresentar a proposta com: identificação e histórico do bloco; sinopse com repertório e identidade do bloco; local de concentração, trajeto e local de dispersão; estimativa de público no cortejo; e cronograma com data e horários de concentração, trajeto e dispersão.
Para a avaliação das propostas serão considerados os seguintes critérios: compatibilidade com a proposta do edital, originalidade da proposta e condições técnicas adequadas ao espaço proposto.
Os proponentes selecionados deverão participar de uma reunião, com data e local a ser definida pela Secretaria de Cultura, para tratar da organização de cronograma e demais condições – sendo que a não participação implica em desclassificação do proponente.
Serão aprovadas até cinco propostas que receberão o valor bruto de R$ 5.000,00, podendo ser utilizado pelos proponentes para contratação de carros de som, mini trios elétricos, pagamento de cachês artísticos, estrutura de som e iluminação, banheiros químicos e serviço de seguranças.
Vale destacar que os selecionados também contarão com a cessão de três banheiros químicos para o local de concentração e até cinco seguranças privados para acompanhar o bloco durante a concentração e o percurso, encerrando o seu trabalho na chegada do cortejo ao ponto de dispersão.
SERVIÇO:
Inscrições para blocos carnavalescos de caráter popular e de rua (Carnaval da Paz e Cidadania 2023)
Período de inscrição: 25 de janeiro a 09 de fevereiro de 2023