InícioNotíciasGeralCurso de Produção Literária está com inscrições abertas na Casa da Cultura

Curso de Produção Literária está com inscrições abertas na Casa da Cultura

Professor e escritor Assis Furtado, que ministra as aulas, conta que o curso, neste ano, terá duas frentes: "Prosa" e "Poesia"

 

A Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa recebe até o próximo sábado, 27 de fevereiro, inscrições para o Curso de Produção Literária – que já formou mais de 50 jovens escritores dentro do programa Núcleo de Formação da Casa da Cultura, uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara. 

Desde 2011 o curso é uma grande oportunidade de aprendizado para quem deseja escrever contos, peças teatrais, roteiros de filmes, romances, crônicas ou poesia, sendo voltado para quem deseja aprender princípios, técnicas e métodos de composição de textos literários, sejam eles em prosa (crônicas, contos, romances), verso (poemas) ou drama (teatro, roteiro audiovisual). 

Neste sexto ano de atividades, a principal inovação é a divisão do conteúdo em poesia e prosa, de modo que os interessados possam escolher o programa que preferirem ou mesmo cursar os dois programas (o conteúdo de teatro será distribuído entre ambos). Além da teoria e da prática, os alunos também terão aulas de Literatura Brasileira, em que serão lidas e comentadas as obras mais relevantes desde Pero Vaz Caminha até os dias de hoje. 

As duas turmas – separadas conforme o conteúdo – terão os seguintes horários: “Poesia” às segundas-feiras das 18h30 às 20h30, e “Prosa” às quartas-feiras no mesmo horário. Os programas estão disponíveis para consulta na secretaria da Casa da Cultura ou no blog www.prodlit.blogspot.com.br. 

As aulas têm início no mês de março e estendem-se até novembro: a carga horária total é de 150h e os alunos receberão certificado. Como em todos os anos anteriores, estão previstas diversas atividades para 2016 – como encontros com escritores e excursões para os principais eventos literários do país. 

Os interessados devem procurar a Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, situada à Rua São Bento 909, Centro, Araraquara. O telefone é o (16) 3333- 1159. A mensalidade é de R$ 50,00 por programa. A Casa da Cultura oferece bolsas integrais a 20% dos alunos inscritos, desde que comprovem necessidade. Os alunos devem ter no mínimo 14 anos de idade e serem alfabetizados (não há limite máximo de idade para inscrever-se).

O professor Assis Furtado – que idealizou o projeto e que o conduz desde o início – representa a área de Literatura no Conselho Municipal de Cultura de Araraquara, que presidiu entre 2013 e 2015; foi finalista do Mapa Cultural Paulista 2013/2014 com o conto “Florïda”; é autor do livro “Morro da Dezembrada” (Ed. do Autor, 2015), que está concorrendo ao “Prêmio Rio de Literatura”; e dirige a peça “Princesa”, de sua autoria, recém-selecionada para estrear na 28ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa, em junho deste ano.

Assis lembra que, além do início das atividades, no mês de março está programado também o lançamento do livro “Antologia do Curso de Produção Literária 2011-2015” (Ed. Partesã, 2015), em que virão a público as obras de treze autores formados pelo curso – muitos dos quais já contando com experiência no meio literário. A obra é apresentada por Renato Talel Haddad, Euzânia Andrade e Milton Bernardi; a arte da capa foi concebida pelos artistas plásticos Lauro Monteiro e Luiz Rocatelli; o projeto gráfico é de Lilian Penteado.

As atividades do Curso de Produção Literária podem ser conferidas na internet pelo blog do curso, www.prodlit.blogspot.com.br, ou pela página do facebook, “Produção Literária”.

Serviço:
Inscrições abertas para curso “Curso de Produção Literária”, com Assis Furtado
Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h15 às 20h45
Mensalidade: R$ 50,00 

* “Poesia”: às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30; “Prosa”: às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30

 

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas