InícioDestaque PrincipalDefesa Civil alerta para baixo índice de umidade relativa do ar e...

Defesa Civil alerta para baixo índice de umidade relativa do ar e onda de calor

Cidades das faixas norte, noroeste e oeste paulista podem atingir níveis críticos por causa da baixa umidade relativa do ar, que devem ficar abaixo dos 30%

A Umidade Relativa do Ar deve ficar abaixo dos 30%, em algumas regiões do Estado de São Paulo, principalmente nas faixas norte, noroeste e oeste do interior, entre esta segunda-feira (22) até sábado (27), segundo levantamento do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Defesa Civil do Estado.

No decorrer desta semana até o fim da próxima semana, as temperaturas devem se elevar gradualmente com o passar dos dias. Assim, no interior do Estado, de hoje (22) até quinta-feira (25), as máximas podem atingir os 32°C/33°C, principalmente no extremo oeste e noroeste do Estado. A partir de sexta (26) até a próxima quinta-feira (02), os termômetros podem chegar em até 34°C/35°C. Na faixa leste, os termômetros devem alcançar índices de até 31°C até sábado (27). A partir do domingo (28), essas temperaturas podem atingir 32°C nas horas mais quentes do dia.

Para esta semana, a atuação e predomínio de uma massa de ar seca sobre a região deverá contribuir para que as condições de tempo permaneçam estáveis, inibindo a formação de nuvens de chuva em praticamente todo o Estado, porém, entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25), a passagem de uma frente fria em alto mar deverá contribuir para a ocorrência de pancadas de chuva isoladas sobre a faixa leste. Já nas demais regiões, o tempo deverá permanecer firme, sem condições para ocorrência de chuva. Já entre sexta-feira (26) e sábado (27), o tempo volta a ficar estável em todo o território paulista. No decorrer do período vespertino, os índices de Umidade Relativa do Ar podem atingir níveis abaixo dos 30%, principalmente em áreas do norte, noroeste e oeste paulista, aumentando assim o risco para incêndios florestais e prejudicando a qualidade do ar.

De acordo com o meteorologista do CGE, Vitor Takao Suganuma, essa condição de tempo mais seco e quente se dá pela circulação de ventos em níveis médios da atmosfera e atuação de um grande sistema de alta pressão sobre o interior do continente, que deve perdurar pelo menos até a próxima semana. “Esse sistema deverá impedir o avanço de outros sistemas meteorológicos que possam trazer condições para chuva e queda das temperaturas. Portanto, sem a influência de nenhum sistema sobre a região e com os ventos predominando do quadrante norte, as temperaturas devem se manter elevadas ao longo dos próximos dias”.

Por isso, diante deste cenário, é importante que durante esse período todos se hidratem, bebam bastante água e se protejam do sol. Evitem exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia e usem soro nos olhos e nariz. Não descarte bitucas e brasas onde há vegetação e não coloque fogo em terrenos, além de causar incêndios de grande proporção é crime ambiental.

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas