InícioNotíciasGeralDefesa Civil traz programação sobre estiagem e queimada urbana

Defesa Civil traz programação sobre estiagem e queimada urbana

Ação acontece na próxima semana e envolve oficina regional, formação de brigadistas e panfletagem

Tem início na próxima segunda-feira (18), a Semana Municipal de Conscientização, Informação e Prevenção à Prática de Queimadas Urbanas. Promovida pela Defesa Civil de Araraquara, a ação engloba, nos dias 19 e 20, uma oficina regional preparatória para a Operação Estiagem.

A oficina é uma realização da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/SP), em conjunto com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Meio Ambiente, Saúde e Recursos Hídricos. A abertura oficial acontece no dia 19, às 8h, no Centro Internacional de Convenção, e deverá contar com a presença do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira.

O encontro, que deve reunir 24 municípios, tem como objetivo principal especializar os agentes da Defesa Civil atuantes nas cidades da região na redução de riscos durante o período de estiagem.

Na ocasião, serão discutidos temas como legislação e acionamento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil; Operação Corta Fogo (prevenção e combate a incêndios); situação do abastecimento e distribuição de água na região; orientações de como criar um plano preventivo para estiagem; fiscalização e eliminação de queimadas e incêndios florestais; situação da dengue na região; e importância da formação regional de brigadistas.

No segundo dia da oficina regional, os participantes terão aulas teóricas e práticas de formação de brigadistas ministradas pelo Corpo de Bombeiros.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela Cedec/SP receberão kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios. Os materiais que compõem os kits são: abafadores para incêndio, bombas costais flexíveis, luvas de raspa, enxadões, facões com bainha, óculos, lanternas e cantis.

Além disso, a Semana Municipal de Conscientização, que tem seu lançamento oficial programado também para o dia 19, às 8h, no Centro de Convenção, engloba ainda a distribuição de panfletos e palestras em parceria com o Corpo de Bombeiros.

 

Novas sedes

No dia 19, durante as aberturas da Semana de Conscientização e da oficina regional, também acontece a cerimônia de inauguração da sede da Defesa Civil de Araraquara e do sétimo escritório regional de Defesa Civil do Estado, que passam a funcionar na Rua 9 de Julho, nº 3419, no Jardim D. Pedro I.

 

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas