InícioNotíciasGeralDia de combate ao Abuso e à Exploração Sexual é lembrado nesta...

Dia de combate ao Abuso e à Exploração Sexual é lembrado nesta quarta

Data tem a intenção do mobilizar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

 

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em comemoração ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, celebrado dia 18 de maio, prepara diversas atividades para conscientização sobre o tema.

Ações entre os meses de maio e junho estão sendo planejadas pela Pasta Social. Serão oferecidas formação teórica aos membros do Conselho Tutelar, realizadas rodas de conversa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e com a rede de atendimento de assistência social, entre outras propostas.

Instituído após a aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000, a data tem a intenção do mobilizar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

“A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100”, afirmou a secretária da Smads, Maria Cecília Sambrano Vieira.

 

Creas

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é a unidade pública estatal de atendimento especializado, de acolhimento, orientação e apoio sociofamiliar às crianças, adolescentes e famílias em situação de abuso ou exploração sexual.

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas