InícioCultura+CulturaDia do Brincar reúne cerca de 15 mil pessoas no Parque Infantil

Dia do Brincar reúne cerca de 15 mil pessoas no Parque Infantil

Crianças, adolescentes, adultos e idosos aproveitaram as atividades esportivas e culturais, brincadeiras e serviços de saúde, na manhã de domingo (28)

Com muitas atividades culturais e esportivas, serviços de saúde, além de pipoca, algodão doce e brinquedos infláveis, a 15ª edição do Dia Municipal do Brincar reuniu cerca de 15 mil pessoas no Parque Infantil, na manhã do último domingo (28). A data foi instituída, no Calendário Oficial de Eventos do Município, pela Lei Municipal nº 6.795, de 2 de junho de 2008, de autoria do então vereador José Carlos Porsani.

O 15º Dia Municipal do Brincar de Araraquara foi organizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação com a colaboração das Secretarias de Administração, de Assistência Social e Desenvolvimento Social, de Comunicação, de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, de Cultura, do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), de Direitos Humanos e Participação Popular, de Esporte e Lazer, do Fundo Social de Solidariedade, de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Obras e Serviços Públicos, da Saúde, do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O objetivo do evento é resgatar e valorizar a importância do brincar na vida das crianças, assim como dos adolescentes, adultos e idosos. E estavam todos lá no Parque Infantil, no retorno do evento presencial após a pandemia da Covid-19, aproveitando as 125 estações de atividades temáticas, incluindo as estações universitárias que ofereceram orientação nas áreas de fisioterapia, nutrição, pedagogia, farmácia e educação física.

O Programa Oficinas Culturais Municipais apresentou seus alunos com dança contemporânea, capoeira e maculelê, além de propor oficinas culturais, intervenções circenses, recreação e contação de história, entre várias outras atividades. 

No esporte, foram destaques atletismo, atletismo paralímpico, xadrez, damas, taekwondo, judô, karatê, futsal, basquete, vôlei, atividades lúdicas, ritmos, ginástica funcional e ginástica artística. Os adultos ainda puderam participar das aulas de ritmos e ginástica, além de desfrutar das apresentações de taekwondo, karatê e ginástica artística. A banda do 13º Batalhão da Polícia Militar (PM) também marcou presença. E o público aplaudiu muito os sons dos tambores co grupo Taiko Nisho Wadaiko, da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araraquara.

Meio Ambiente, Saúde e Bem-estar Animal

Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), juntamente com o secretário municipal José Carlos Porsani, também marcaram presença realizando a Trilha do Pau Brasil e a atividade ‘O Rio Começa Aqui’, juntamente com o Grupo de Escoteiros José Luiz Torquato e Morada do Sol. Os participantes da atividades conheceram melhor a biodiversidade do Parque, a importância dos gambás e do manejo ecológico das pombas que está sendo realizado pela SMMAS, como o plantio de árvores frutíferas e a instalação do comedouro de aves no CER. Também receberam orientações sobre a importância do consumo consciente e do descarte correto de resíduos, da compostagem e da reciclagem, entre outras iniciativas.

Na área da saúde, agentes de vetores realizaram explanações sobre os riscos de animais peçonhentos, sobre a importância do combate à dengue e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Também foi grande o movimento na estação de vacinação, que aplicou doses contra a Influenza e contra a Covid-19. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, foram aplicadas, das 8 às 12 horas, 145 doses contra a Influenza e 138 doses bivalente.

E a Coordenadoria do Bem-estar Animal também levou cães e gatos para adoção no Centro de Adoção Permanente “Cão Gabriel”, das 8h e as 11h. Foram adotados dois cães e dois gatos. No momento, são aproximadamente 750 animais disponíveis para adoção, aguardando uma chance de ter um espaço onde possam receber e também doar amor e carinho.

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas