InícioCulturaDomingo tem Empoderadas do Samba

Domingo tem Empoderadas do Samba

Show em formato de roda de samba homenageia Tia Ciata, guardiã dos primeiros sambas no Rio de Janeiro

Dos terreiros aos quintais e às quadras, as rodas de samba são espaços cujo protagonismo feminino foi obscurecido pelo machismo. O Sesc Araraquara propõe uma reflexão ao trazer para sua programação o coletivo Empoderadas do Samba, que faz uma roda de samba-conversão com o público no  domingo (12), às 16 horas. Na roda estarão Claudia Alexandre, Nélia Dória, Tia Cida, Samba Delas e Maitê Freitas, que mediará o encontro.

Nesta roda de samba, além da homenagem à herança matriarcal de Tia Ciata – responsável e guardiã dos primeiros sambas no Rio de Janeiro – haverá uma conversação sobre a presença feminina negra nas rodas e na história do samba.

Composto por mais de 18 profissionais, pesquisadoras e sambistas negras, este projeto surgiu do encontro dos projetos Samba Sampa e Empoderadas, buscando celebrar, refletir, subverter e reescrever a presença feminina negra no samba e na cidade. Idealizado e coordenado pela jornalista Maitê Freitas e pela cineasta Renata Martins, ao longo de 2016 o Empoderadas do Samba realizou as Samba-Conversações e documentou a história de quatro mulheres negras que fazem do samba o seu espaço de pertencimento e resistência.

Nesta edição, as convidadas conversam com o público ao lado das sambistas, entrecortando as falas com sambas compostos e interpretados por sambistas negras, trazendo títulos e temas que homenageiam composições de sambistas brasileiros. As rodas de samba-conversação têm como premissa refletir sobre aspectos transversais ao samba: memória, identidade, poética e resistência.

 

Serviço

Roda de samba-conversação

Empoderadas do Samba –  Herança de ciata: do samba de roda às rodas de samba

Dia: 12/11, domingo

Horário: 16h

Local: Convivência

Classificação: Livre

Grátis

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas