InícioNotíciasEdinho Silva é empossado para um novo mandato em Araraquara

Edinho Silva é empossado para um novo mandato em Araraquara

Com posse, petista passa a ser o político que mais vezes esteve à frente do Executivo Municipal

Edinho Silva (PT) e Damiano Neto (Progressistas) foram empossados para mais um mandato à frente da Prefeitura de Araraquara após serem reeleitos com 46,09% dos votos no dia 15 de novembro.

Com o novo mandato, Edinho Silva passa a ser o político que por mais vezes ocupou o cargo de prefeito em Araraquara. Ao concluir o mandato, em 2024, será ainda o prefeito que por mais tempo exerceu o cargo – 16 anos.

A cerimônia de posse ocorreu na manhã desta sexta-feira (1), na Câmara Municipal. Em um evento sem a presença de público por causa da pandemia, Edinho Silva e Damiano fizeram o juramento e assinaram o termo de posse no plenário do Palacete Carlos Manço.

 

 

Trajetória

Edinho Silva começou sua carreira política em 1992, quando se elegeu vereador pela primeira vez em Araraquara. Oito anos depois, ainda ocupando uma cadeira na Câmara Municipal, disputou e venceu sua primeira eleição para o cargo de prefeito. Reeleito em 2004, logo o prefeito de Araraquara se tornaria uma liderança em ascensão no Partido dos Trabalhadores (PT).

Em 2007, quando ainda exercia o cargo de prefeito, tornou-se presidente estadual do PT em São Paulo. Em 2010, elegeu-se deputado estadual como o mais votado da legenda e um dos mais votados do estado, com 184.397 votos. Em 2014, foi tesoureiro da campanha à reeleição de Dilma Roussef, posto que o levou a ser investigado pela operação Lava Jato e enfrentar um período de forte turbulência política. No ano seguinte, foi nomeado para a Secretaria da Comunicação Social do governo Dilma, cargo equivalente a ministro, e ficou até abril de 2016, quando a ex-presidente sofreu impeachment.

Edinho retornou de Brasília e lançou-se candidato à prefeito 8 anos depois de ter deixado o cargo. Apesar do cenário adverso pós-impeachment, elegeu-se para o terceiro mandato, com 41% dos votos. Candidato à reeleição em 2020, o petista atingiu um feito inédito na política local ao conquistar o quarto mandato. Caso conclua a administração, Edinho será, ao término de 2024, o político que por mais tempo governou Araraquara.

 

Luís

Notícias relacionadas

Mais lidas