O SESI Araraquara inaugurou no dia 1º de março a exposição O Barão de Münchhausen. Com ilustrações de Rafael Coutinho elaboradas para o livro As Surpreendentes Aventuras do Barão Münchhausen,publicado em 2014, a mostra faz um apanhado do universo fantástico desse personagem da literatura juvenil mundial.
A mostra faz parte do projeto Exposições Itinerantesdo SESI-SP e fica em cartaz na unidade até o dia 27 de março. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 17h, e durante a recepção dos espetáculos que compõem a programação cultural de março.
As ilustrações foram feitas à mão usando técnicas como ecoline, grafite, nanquim, lápis de cor e recursos digitais, buscando um diálogo com o figurativo realista e o cartunesco. Para dar vida à tradução para o português do livro escrito por Rudolf Erich Raspe, Rafael Coutinho criou 49 imagens que ilustram com grande imaginação as absurdas histórias vividas pelo Barão. Boa parte dessas ilustrações poderá ser vista na exposição.
Se o livro parece se pautar em mentiras perpetradas pelo Barão, em histórias por vezes agressivas e sutis, adultas e juvenis, as ilustrações de Coutinho parecem reforçá-las no caminho mais libertário possível: em uma festa de cores e texturas.
Sobre o artista
Rafael Coutinho (1980) é designer, animador, artista plástico e quadrinista. Formado em Artes Plásticas pela Unesp em 2004, produziu os curtas-metragens Aquele Cara, de 2006, e Ao Vivo, de 2008. Como quadrinista, participou das obras BangBang, da editora Devir, e Contos dos Irmãos Grimm, da Desiderata. Integrou o grupo Base-V na criação de murais, mostras e publicações de arte experimental. Publicou sua primeira graphic novel, Cachalote, pela Quadrinhos na Cia.; lançou a minissérie em quadrinhos Beijo Adolescente pelo portal IG e, na forma impressa, pela Editora Cachalote; colaborou como artista gráfico e cenógrafo da peça de teatro Puzzle, de Felipe Hirsch. Em 2014, foi curador da exposição Ocupação Laerte, com trabalhos de seu pai, a cartunista Laerte, para o Instituto Itaú Cultural.
Serviço
O Barão de Münchhausen
Local: SESI Araraquara – Av. Octaviano de Arruda Campos, 686. Jardim Floridiana (Vl. Xavier), Araraquara – SP.
Datas e horários: de 1º a 27 de março – segunda a sexta, das 8h às 17h, e durante a recepção dos espetáculos que compõem a programação cultural de março.
Informações: (16) 3305-2500
Entrada gratuita