InícioCulturaEscritora de Araraquara lança livro infantil sobre 'diferenças'

Escritora de Araraquara lança livro infantil sobre ‘diferenças’

“A pandemia isolou as crianças do convívio com outras crianças e, quando voltaram para as escolas, muitas tiveram dificuldade para se integrar ao grupo. Ouvi muitos relatos de mães que não sabiam como ajudá-las. Então, decidi que o nosso ratinho deveria fazer isso”. Escrito por Elizânia Azanha, o livro “Diferente de quem?” será o próximo lançamento da Editora Adonis, em Adonópolis, no sábado (8), às 14 horas, e no domingo (9), às 10 horas.

Ilustrada por Dam d’Souza, a história foi escrita há três anos, mudou de nome e de formato, mas nunca perdeu sua essência. “Penso que esse livro tem o propósito de ensinar às crianças que ser diferente não é um problema, mas um presente. E que podemos aprender com as nossas diferenças e com as diferenças dos outros, tornando-nos pessoas melhores, rodeadas de amigos diferentes e amados”, explica a escritora. 

A inspiração para o livro veio de Antônio, o filho caçula de Elizânia. “Ele é muito diferente de Laura, minha filha mais velha e, na verdade, também diferente de muitas crianças que conheço. O que não seria um problema, se ele aprendesse a lidar com essas diferenças”, conta. “Quando as coisas não saiam do jeito dele, ele ficava muito bravo e, algumas vezes, brigava. Isso eu não aprovava. Mas ele só tinha quatro anos, então criei um ratinho que foi aos poucos mostrando que ele também poderia agir diferente e que só ganharia com isso. Funcionou”, revela.

Antes do livro “Diferente de quem?”, a escritora criou muitas histórias ‘para dormir’. “Meus filhos não se contentavam com a leitura de um livro, sempre pediam que eu contasse uma história da ‘minha cabeça’. E, assim, voltei a escrever. As histórias que eu criava para eles iam para um arquivo”, explica.

Assim que aprendeu a ler aos sete anos, quando ganhou o primeiro livro, apaixonou-se pelas histórias. “Desde então, não parei mais de ler nem de escrever. Já escrevi contos, crônicas, artigos e muitas histórias para dormir… Agora, apresento ao mundo meu primeiro livro infantil, escrito para crianças amarem, papais e mamães se inspirarem, e curiosos (como eu) desvendarem o mundo pueril”, destaca. Formada em Letras, “para continuar lendo por prazer e por profissão”, como conta, Elizânia dedicou-se à redação e ensina, há 20 anos, seus alunos a escrever melhor. 

Lançamento
“Diferente de quem?” – Elizânia Azanha
Sábado (8), às 14 horas
Domingo (9), às 10 horas
Adonópolis: Rua José Bonifácio, 174 – Americana (SP)
Inscrições gratuitas antecipadas:
www.adonopolis.com.br

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas