InícioCulturaEspetáculo homenageia os 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Espetáculo homenageia os 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Evento traz toda a beleza da música e da dança de Okinawa, o estrondoso som dos taikos e a firmeza dos movimentos do karatê

O espetáculo de artes de Okinawa “Kariyushi – 110 anos de Imigração Japonesa no Brasil” está na programação da Facira. A apresentação será realizada no domingo, 26 de agosto, às 16 horas, no auditório do CEAR – Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri, em uma realização da Associação Okinawa de Araraquara, e a sua matriz de São Paulo: Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil.

O espetáculo celebra os 110 anos da chegada dos primeiros imigrantes okinawanos no Brasil. Nos tempos antigos, Okinawa era um reino independente, conhecido como Ryukyu. Sua localização no sudeste asiático e o intercâmbio com países daquela região foram importantes para o desenvolvimento do reino, da cultura, religião, culinária e dialeto. Após a anexação pelo Japão, o reino de Ryukyuy se tornou a província de Okinawa.

Em 1908, o navio Kasato Maru chegou ao porto de Santos com imigrantes japoneses. Dos 785 passageiros, 42% vieram de Okinawa. Com o passar dos anos, os imigrantes foram se estabilizando no Brasil e se tornaram parte da sociedade brasileira.

Atualmente o Brasil é o país com mais descendentes de japoneses fora do Japão. E por este motivo, também preserva e divulga a cultura para todos aqueles que a admiram e têm curiosidade.

O espetáculo Kariyushi, que significa alegria/felicidade, apresentará para Araraquara e região, toda a beleza da música e da dança de Okinawa, o estrondoso som dos taikos (tambores de Okinawa) e a firmeza dos movimentos do karatê. O elenco é formado por artistas de Araraquara e de São Paulo.

Vale lembrar que a entrada para o espetáculo é um quilo de alimento não perecível. A retirada de convites deve ser efetuada uma hora antes do espetáculo. A programação da Facira, no domingo, também apresenta shows de rock, com: The Maiores, às 15h30; Hell Dolls, às 16h45; Banda Controvérsia, às 18 horas; 19h15: Simpsons Of The Universe, às 19h45; e Detonautas, às 21 horas.

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas