InícioEsporteEstádio da Fonte ganha arte gigante em grafite

Estádio da Fonte ganha arte gigante em grafite

Jota Aracê é o responsável pela obra que deu um colorido especial ao local

Os torcedores que marcaram presença no Estádio da Fonte Luminosa nos jogos da Copa São Paulo de Juniores puderam ver de perto uma obra que impressiona por seu realismo, sua grandeza, mas principalmente por sua energia. Trata-se de uma arte gigante em grafite produzida pelo artista João Paulo Malara Capparelli, o Jota Aracê, que já deixou sua marca em diversos muros da cidade, em trabalhos sempre marcados por criatividade, ousadia e um show de cores.

Em um vídeo divulgado pela Ferroviária, o artista falou sobre sua relação com o futebol. “Minhas primeiras lembranças que tenho relacionadas ao futebol foram na Fonte. Eu me lembro como era o estádio antes da reforma, do alambrado. Tem até uma história de uma vez em que a Ferroviária estava para subir para a Série A1 do Paulista e acabou perdendo. Aí um cara jogou uma camiseta clássica no campo, eu pedi para o gandulinha pegar para mim e até hoje eu tenho a camiseta”, relembra.

O grafite localizado no espaço onde atualmente funciona a sede da Ferroviária é o maior já produzido por Aracê, que vê uma forte ligação entre a arte e o esporte. “Cada grafite é um desafio novo, independente do tamanho. Tem grafites maiores, menores, mas sempre é um desafio novo de se enfrentar. E tem essa analogia com o jogador de futebol, de ter que desenvolver a técnica também. Se não tiver técnica você não consegue superar os desafios”, explica o grafiteiro, que já se destacou inclusive com trabalhos fora do Brasil.

O artista vê uma enorme importância em levar sua obra para um estádio de futebol, que para ele significa uma quebra de paradigmas relacionadas ao grafite. “O grafite sofreu muito preconceito e durante muito tempo foi uma arte que não foi valorizada. Hoje estamos trabalhando e batalhando para romper essas barreiras, romper esses preconceitos e entrar em lugares que antigamente não seria possível, como por exemplo um campo de futebol”, destaca.

O atleta ilustrado por Jota Aracê aparece comemorando um gol, com uma expressão que, para o artista, reflete seu próprio sentimento de realização. “Eu consegui realizar essa obra desse tamanho e consegui fazer do jeito que eu imaginei. Isso é um gol para mim. É por isso que me identifico bastante com esse lance da emoção, da expressão de garra, de felicidade. E essa mesma emoção que ele está passando é a emoção que eu sinto realmente por conseguir superar um desafio”, completa o artista.

Quem ainda não viu a obra terá a oportunidade de conferi-la neste sábado, 20 de janeiro, quando a Ferroviária enfrentará o Ituano às 21 horas, em seu primeiro jogo em casa válido pelo Paulistão 2018.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas