InícioNotíciasGeralEstrias: por que surgem, como prevenir e tratar

Estrias: por que surgem, como prevenir e tratar

Dermatologistas explicam como se prevenir e dizer adeus às estrias

 

O problema de estrias é mais comum do que se imagina. Hoje, acredita-se que 15 a 20% da população tenham estrias. “Ela aparece mais em mulheres, em 80% dos casos. As estrias são uma ruptura das fibras de colágeno e elastina que dão elasticidade na pele e podem manifestar-se de formas variadas: lineares, curvas, únicas, múltiplas. Elas podem aparecer da seguinte forma: musculação e esportes onde o alongamento é vigoroso podendo aparecer nos ombros, atrás dos joelhos e coxas; ganho excessivo de peso (mais de 10Kg) durante toda a gravidez e uso de lingerie que dê sustentação pode levar ao aparecimento de muitas estrias no abdomen e coxas; ganho-perda de peso: a briga contra a balança mesmo em pessoas magras que variem 2 ou 3 kg é suficiente para o aparecimento de estrias; má alimentação: excesso de açúcar, gordura saturada e excesso de sal podem contribuir para o aparecimento de estrias, dentre outros motivos”, explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, de São Paulo. 

Segundo ele, com relação à coloração, elas podem ser rosadas, que são as mais novas. “Há uma ruptura das fibras elásticas, o sangue extravasa, inundando as fibras e deixando-as com aspecto arroxeado ou rosado. Geralmente são finas e de aspecto plano. Pouco a pouco começa a ocorrer uma substituição por um tecido fibroso, com aspecto de cicatriz. E é nesse ponto que a estria fica mais alargada e pode ficar mais profunda, são as estrias brancas”, destaca. 

Prevenção

O médico Jardis explica que o uso de cremes específicos pode prevenir o aparecimento de novas estrias e tornar menos visíveis as já existentes. O uso de hidrantes pode ajudar, mas deve ser usado sempre e após o banho. “Uma alimentação baseada em frutas, verduras, legumes e líquidos são um combustível para fibras elásticas saudáveis”, acrescenta.

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas