A 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto terá filosofia para todos os gostos. Os pensadores Mario Sergio Cortella e Luiz Felipe Pondé que também são escritores estão confirmados na programação do principal evento cultural da região que, neste ano apresenta o tema “O Encontro dos Tempos. Novos olhares sobre o passado, o presente e o futuro”.
Outra atração confirmada pela Fundação Feira do Livro é o parceiro de longa data da Feira, o escritor Ignácio de Loyola Brandão, que protagoniza Salão de Ideias na terça-feira, 16 de junho, no Theatro Pedro II, às 16h.
Neste ano, o escritor natural de Araraquara fala de seu último livro, o 41º, ‘Os Olhos Cegos dos Cavalos Loucos’. Nos últimos anos, o vencedor do Prêmio Jabuti vem procurando entender o Brasil por meio do mundo da criança, “a única que diz a verdade neste país porque ainda não está vendida nem corrompida”, diz.
A obra mostra um avô ensinando ao neto a decência da não delação, esta que procura absolver crimes e pecados, salvando cabeças e bolsos. “O Brasil atual é uma ficção que nem a literatura imaginou. Brasília é a cabine fechada de comandantes que jogam o avião nos solo”.
No domingo, 14 de junho, primeiro dia da Feira, o filósofo Mario Sergio Cortella abre a série de Conferências às 18h30. Mestre e doutor em Educação, o paraense já foi secretário municipal de Educação de São Paulo. É autor, entre outros livros, de ‘A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos’, ‘Nos Labirintos da Moral’, com Yves de La Taille, e ‘Não espere pelo epitáfio: provocações filosóficas. Não nascemos prontos!’ e ‘Ética e vergonha na cara!’, ao lado do filósofo Clóvis de Barros Filho.
Baseado em sua nova obra “Educação, Convivência e Ética”, o autor vem a Ribeirão contextualizar a ética em diversas situações do cotidiano, visando a uma melhor convivência social, seja dentro da escola, seja no bairro em que vivemos. “Formar pessoas é uma atividade que demanda fazer bem aquilo que se faz e fazer o bem com aquilo que se faz. Não se trata de jogo de palavras, mas de firmeza de propósito. Fazer bem é questão de competência. Fazer o bem é empreender esforço e energia para tornar a vida boa para todos e todas”.
Outra atração que promete esquentar a discussão em torno de questões ligadas a política e comportamento é a Conferência do filósofo Luiz Felipe Pondé, agendado para o dia 17 de junho, ás 18h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II.
Colunista do jornal Folha de S.Paulo, Pondé é doutor em Filosofia pela USP e pela Universidade de Paris VIII, coordena e é vice-diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP. Também leciona na Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-SP.
Com experiência acadêmica de sobra, o convidado da Feira já passou por Ribeirão Preto em 2013 e protagonizou um dos debates mais concorridos daquele ano.
A 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, uma das maiores do país, acontecerá de 14 a 21 de junho, quando a cidade deverá “respirar” cultura. Salões de Ideias, Debates, Conferências, Música, Teatro, atrações lúdicas, educativas, lançamentos e venda de livros, tudo gratuito, compõem a programação. Os escritores Mário de Andrade, Ruth Rocha, Rubem Alves e Divo Marino são os homenageados deste ano.