InícioEsporteFerroviária é bicampeã da Copa Paulista

Ferroviária é bicampeã da Copa Paulista

Locomotiva bate a Inter de Limeira nos pênaltis e faz a festa na Fonte Luminosa

A Ferroviária é campeã da Copa Paulista 2017! O time araraquarense bateu a Inter de Limeira em um jogo com requintes de crueldade para o torcedor. A Locomotiva esteve duas vezes à frente do placar, com os dois gols marcados por Hygor, mas cedeu o empate ao adversário nos minutos finais de jogo.

Com o placar de 2 a 2 no tempo normal e o placar de 0 a 0 no jogo de ida em Limeira, o título foi decidido nos pênaltis. Após 18 cobranças, brilhou a estrela do goleiro Tadeu, que defendeu a batida de Marquinhos, decretou a vitória por 7 a 6 e fez a festa da torcida que encheu as arquibancadas na noite deste sábado na Fonte Luminosa.

Com o título, a Ferroviária atingiu seu grande objetivo de integrar o Campeonato Brasileiro da Série D de 2018. O time grená já havia faturado o título em 2006, quando a competição ainda era denominada Copa Federação Paulista de Futebol. A torcida fez a festa nos arredores da Fonte Luminosa e se aglomerou em frente ao Teatro Municipal para continuar a comemoração. Já o time volta agora suas atenções para a montagem do elenco que disputará o Paulistão a partir de 17 de janeiro.

O jogo

A partida teve um início estudado, apesar dos dois times buscarem o ataque. O primeiro lance de perigo do jogo foi da Ferroviária. Aos 3 minutos, após troca de passes no ataque entre Elvis e Hygor, a bola chegou a Damasceno, que arriscou da entrada da área e o goleiro Rafael Pin encaixou em seu canto direito.

A torcida explodiu de alegria aos 16 minutos, quando Damasceno  recebeu de Léo Castro pela esquerda da área e bateu cruzado. Hygor apareceu dentro da pequena área para encher o pé e estufar a rede: 1 a 0 para a Ferroviária!

A equipe visitante passou a pressionar em busca do empate e, aos 16, após cruzamento pela esquerda, Lucas Douglas cabeceou e obrigou o goleiro afeano Tadeu a fazer uma bela defesa em seu lado esquerdo.

Aos 36, a Inter levou perigo com uma cobrança de flata frontal batida por Tom, mas a bola passou por cima do travessão de Tadeu. Aos 37, a defesa afeana não conseguiu cortar e Tom acertou a trave esquerda de Tadeu com um belo chute de bicicleta.

Aos 41, após boa troca de passes do ataque afeano, a bola chegou a Wilian Favoni, que bateu rasteiro e obrigou o goleiro a fazer a intervenção em seu canto direito. Aos 46, Vinicius Pedalada bateu falta de longe e Tadeu fez uma bela defesa em seu canto esquerdo. No último lance da etapa inicial, Léo Castro roubou a bola na ponta esquerda e lançou na área para Hygor, que dominou sozinho, mas finalizou fraco e parou na defesa do goleiro Rafael Pin.

As equipes voltaram sem alterações para a etapa complementar e a Inter começou levando perigo com um chute de Wesley, que foi defendido com segurança por Tadeu.
Aos 8, Hygor recebeu sozinho dentro da área, se atrapalhou no domínio, mas na sobra, Léo Castro apareceu de frente para o gol e encheu o pé para raspar a trave direita do goleiro Rafael Pin.

Aos 12 minutos, a Inter de Limeira chegou ao empate. Após cruzamento rasteiro pela esquerda, a defesa afeana não conseguiu cortar e a bola sobrou para Wesley, que finalizou rasteiro no canto direito de Tadeu: 1 a 1.

O gol animou a equipe visitante, que passou a pressionar em busca do segundo gol, enquanto a Ferroviária não conseguia construir oportunidades de gol. Aos 32, a Inter saiu em contra-ataque, Tom recebeu pela esquerda da área e bateu cruzado, mas Tadeu fez outra boa intervenção. Na sequência, Hygor foi acionado pela direita e cruzou na área. Caio Mancha furou, mas a bola carimbou a trave de Rafael Pin.

Mas aos 37, a torcida afeana foi ao delírio. Damasceno fez o cruzamento pela esquerda e Hygor recebeu no lado direito da área. O atacante bateu colocado no canto direito de Rafael Pin, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol: 2 a 1!

Aos 42, a partida foi interrompida por conta dos sinalizadores acesos pela torcida. O árbitro deu 6 minutos de acréscimo e aos 49 a Inter de Limeira voltou a igualar o placar com um chute de Wesley, que encheu o pé e a bola tocou a trave direita de Tadeu antes de estufar a rede: 2 a 2.

 

Sofrimento nos pênaltis

A decisão por pênaltis foi marcada por muita emoção. Patrick abriu o marcador para a Ferroviária e Tom empatou. O afeano Elton perdeu pênalti e assustou a torcida, mas logo em seguida Lucas Douglas chutou por cima do gol. Daniel Vançan ampliou e Wesley igualou o placar. Na quarta série, Danilo Sacramento bateu com categoria e Jhonathan parou em uma boa defesa de Tadeu. Na quinta cobrança, bastava Damasceno fazer o gol, mas parou na defesa do goleiro, enquanto Vinicius Pedalada fez o gol e empatou.

Nos pênaltis alternados, Caio Mancha marcou para a Ferroviária e Teco empatou para a Inter. Arthur deixou a Locomotiva à frente, mas Calixto igualou. Íkaro fez o gol para a equipe da casa e Balardim voltou a empatar. Raniele foi para a cobrança e guardou a bola na rede. Foi aí que Marquinhos parou em outra intervenção de Tadeu: Festa da torcida na Fonte Luminosa!

 

FICHA TÉCNICA

FERROVIÁRIA 2 (7 x 6) 2 INTER DE LIMEIRA
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara.
Data/Horário: Sábado, 25 de novembro, 18h.
Arbitragem: Vinícius Gonçalves Dias Araújo, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Mauro André de Freitas.
Público: 10.998 pagantes.
Renda: R$ 97.355,00.
Cartões amarelos: Caio Mancha (Ferroviária).
Gols: Hygor (16' do 1T e 37' do 2T) para a Ferroviária; Wesley (12' e 48' do 2T) para a Inter.

FERROVIÁRIA – Tadeu, Daniel Vançan, Patrick, Elton e Arthur; William Favoni, Ikaro e Elvis (Danilo Sacramento); Léo Castro (Caio Mancha), Hygor (Raniele) e Marco Damasceno. Técnico: PC de Oliveira.

INTER DE LIMEIRA – Rafael Pin; Vinicius Pedalada, Balardim, Nikão e Malcon; Teco, Marquinhos e Moisés (Jhonathan); Tom, Lucas Douglas e Wesley. Técnico: João Vallim.

 

 

Carlos

Notícias relacionadas

Mais lidas