InícioNotíciasGeralFerroviária é campeã da Libertadores Feminina

Ferroviária é campeã da Libertadores Feminina

Equipe araraquarense vence o Colo Colo do Chile por 3 a 1 na Colômbia e se torna o melhor time da América do Sul

Festa em Araraquara! A Ferroviária é o melhor time de futebol feminino da América do Sul! O time araraquarense conquistou o título da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino ao bater o Colo Colo do Chile pelo placar de 3 a 1 em jogo realizado na tarde deste domingo no Estádio Atanásio Girardot, em Medellín, na Colômbia. Tábatha fez os dois primeiros gols da Ferroviária, que teve seu placar complementado por Barrinha.  Gloria Villamayor, em cobrança de pênalti, diminuiu para o time chileno. Todos os gols foram marcados ainda no primeiro tempo.

A equipe comandada pelo técnico Leonardo Mendes soube se segurar na etapa complementar para confirmar o título, que coroou uma temporada marcada por muitas dificuldades ocasionadas com a perda de atletas durante todo o ano. O time araraquarense já havia feito história em outras ocasiões, se tornando o único time tetracampeão paulista (2002, 2003, 2005 e 2013), além de conquistar os títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão Feminino de 2014. Agora, se torna a primeira equipe de Araraquara a conquistar um título continental.

A Ferroviária/Fundesport fez uma campanha brilhante nesta que foi sua primeira participação na Libertadores. Estreou com uma goleada de 5 a 0 sobre o Espuce do Equador e em seguida bateu o Cólon do Uruguai por 4 a 0, antes de empatar por 0 a 0 com o UAI/Urquiza da Argentina. Na semifinal eliminou o rival São José, time tricampeão da Libertadores, com o placar de 1 a 0. Neste domingo, o resultado de 3 a 1 sobre o Colo Colo fez a equipe terminar a competição com 13 gols marcados e apenas um sofrido. A delegação deve chegar em Araraquara na tarde desta terça-feira.

O jogo

A Ferroviária iniciou a partida com um bom toque de bola e forte presença no campo de ataque. De tanto insistir, o time araraquarense abriu o placar aos 19 minutos, quando Adriane Nenê fez a jogada pela ponta direita e cruzou na área para Tábatha mergulhar de cabeça no contrapé da goleira: 1 a 0 para a Ferroviária!

As Guerreiras Grenás ampliaram aos 25 em uma jogada idêntica à do primeiro gol. Adriane Nenê cruzou da direita e Tábatha cabeceou sem chances para a goleira: 2 a 0!

O segundo gol iniciou uma reação do time chileno, que passou a pressionar. Aos 31, Geraldine Leyton bateu forte de esquerda, mas a bola passou por cima do gol de Amanda.

A insistência do Colo Colo em seu campo ofensivo resultou em um contra-ataque mortífero das Guerreiras Grenás aos 43, quando Rafaela Mineira passou em profundidade para a lateral Barrinha, que surgiu de trás em grande velocidade, driblou a goleira e só tocou para o fundo da rede: 3 a 0!

O time chileno diminuiu a diferença no placar aos 47, em um pênalti muito contestado pelas afeanas. Gloria Villamayor converteu com competência: 3 a 1, placar final do primeiro tempo.

O time chileno voltou do intervalo com muita força de vontade na tentativa de buscar o empate e quase diminuiu aos 23, quando Gloria Vilamayor foi lançada dentro da área e dividiu com a goleira Amanda, que conseguiu evitar o gol.

Aos 32, Ascanio acertou uma bomba de fora da área e a bola explodiu no travessão de Amanda. No rebote, Gloria Vilamayor tentou o arremate, mas parou na boa defesa da goleira afeana.

O Colo Colo seguia pressionando, mas parou na defesa bem postada armada pelo técnico Leonardo Mendes. Final de jogo: 3 a 1 e festa das Guerreiras Grenás em Medellín!

FICHA TÉCNICA

FERROVIÁRIA 3 x 1 COLO COLO (CHILE)
Local: Estádio Atanásio Girardot, em Medellín, na Colômbia
Data/Horário: 8 de novembro de 2015, às 12h (15h no Brasil)
Arbitragem: María Laura Fortunato, auxiliada por Daiana Milone e Carmen Returto;
Cartões amarelos: Tamires, Rafaela e Luana (Ferroviária)
Gols: Tabatha (19′ e 25′ do 1º T) e Barrinha (43′ do 1º T) para a Ferroviária; Gloria Vilamayor (47′ do 1º T) para o Colo Colo.

FERROVIÁRIA – Amanda; Daiane, Mimi, Juliana e Barrinha; Nicoly, Júlia, Patrícia e Rafaela, Adriane Nenê e Tábatha. Técnico: Leonardo Mendes.

COLO COLO – Christiane Endler; Rocio Soto, Camila Saez, Carla Guerrero e Geraldine Leyton; Claudia Soto, Ynara Aedo, Francisca Lara e Melisa Rodriguez, Gloria Villamayor e Francisca Moroso. Técnico: Eduardo Miguez Lopes.

LIBERTADORES FEMININA 2015

CAMPEÃO – Ferroviária (Brasil)
VICE-CAMPEÃO – Colo Colo (Chile)
TERCEIRO LUGAR: UAI Urquiza (Argentina)
QUARTO LUGAR: São José (Brasil)
ARTILHEIRA: Catalina Usme – Formas Intimas (Colômbia)
TROFÉU FAIR PLAY – Colo Colo (Chile)

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas