Não faltou emoção na tarde deste sábado, 10 de fevereiro, no Estádio da Fonte Luminosa, onde Ferroviária e Santos ficaram no empate por 2 a 2 em jogo válido pela sexta rodada do Paulistão 2018. A Locomotiva, que ficou duas vezes atrás do marcador, teve seus gols marcados por Léo Castro e Luan, enquanto o alvinegro do litoral teve seus tentos anotados por Eduardo Sasha e o estreante Gabriel. A equipe araraquarense teve ainda um pênalti perdido por Velicka, no primeiro tempo.
Com o resultado, a Locomotiva chegou aos 6 pontos e ocupa a 13ª colocação na cassificação geral, apenas duas posições acima da zona de rebaixamento, enquanto o Peixe soma 8 pontos na sexta posição. Na classificação por Grupos, a Ferroviária é lanterna do Grupo C atrás de Palmeiras (15 pontos), São Bento (9) e Novorizontino (8).
Primeiro tempo com gol e pênalti perdido
O jogo teve um início cadenciado na Fonte Luminosa, com a Ferroviária marcando a saída de bola do Santos, que tomava a iniciativa no setor ofensivo. A primeira chance de gol ocorreu aos 10 minutos de jogo, quando Eduardo Sasha aproveitou cruzamento na área para cabecear e exigir uma boa defesa do goleiro afeano Tadeu.
Aos 21, Gabriel recebeu na entrada da área, mas foi travado por Luan no momento da finalização. Aos 23, foi a vez de Jean Mota arriscar um chute pelo lado esquerdo da área, mas a bola desviou na defesa e passou perto do travessão. Um minuto depois, Vecchio bateu de longe e Tadeu espalmou em seu canto direito. A Ferroviária assustou aos 27: após boa triangulação no campo de ataque, Misael bateu de fora da área e a bola passou por cima do gol.
Aos 28, o Santos abriu o placar quando Daniel Guedes foi lançado na ponta direita e fez o cruzamento na área, onde Eduardo Sasha cabeceou consciente no canto esquerdo de Tadeu, que nada pôde fazer para evitar o gol: 1 a 0.
O Santos teve uma chance clara de ampliar aos 35, quando Sasha deu bela enfiada para Gabigol, que arrancou e saiu de frente para o gol, mas parou em uma defesa à queima-roupa de Tadeu, que espalmou em seu canto direito.
Um minuto depois, Alisson foi derrubado por Caju dentro da área e o árbitro assinalou o pênalti. Na cobrança, Velicka bateu e parou na defesa do goleiro Vanderlei, que espalmou em seu canto esquerdo, para desespero da torcida afeana e vibração dos santistas, que entoaram o nome do goleiro.
Segundo tempo com domínio afeano
A Ferroviária voltou do intervalo com Léo Castro no lugar de Eliandro, o que resultou em uma movimentação maior no ataque. Aos 2 minutos, Hygor foi lançado dentro da área, girou sobre o zagueiro e saiu de frente para o gol, mas finalizou fraco e parou em Vanderlei, que defendeu com as pernas. Aos 5 minutos, Alisson cruzou na pequena área, onde Hygor cabeceou e a bola passou perto do travessão. Aos 7, Jean Mota recebeu pela ponta direita e fez o cruzamento, mas a bola pegou efeito e quase surpreendeu Tadeu, que se esticou para espalmar e tirar a bola de seu ângulo direito.
A Ferroviária estava melhor no jogo e transformou o melhor momento em gol. Aos 18 minutos, Velicka arrancou em contra-ataque e acionou Welinton Júnior pela direita. Ele bateu rasteiro e Léo Castro apareceu dentro da área para desviar para o fundo da rede: 1 a 1!
Dois minutos depois, o Santos voltou a ficar à frente no placar. Daniel Guedes roubou a bola no campo de defesa, arrancou e passou na medida para Gabriel, que dominou na entrada da área e tocou colocado no canto direito de Tadeu: 2 a 1.
Aos 23, Gabriel foi acionado em velocidade para receber de frente para o gol, mas Tadeu conseguiu sair do gol e chegar a tempo de fazer a intervenção.
A Locomotiva voltou a empatar aos 31, quando Velicka cobrou falta pela direita, a bola cruzou toda a área e chegou a Luan, que encheu o pé para acertar o lado direito de Vanderlei: 2 a 2!
A Ferroviária teve a chance de fazer o gol da vitória no último lance do jogo, aos 47, quando Welinton Júnior arrancou em contra-ataque com um companheiro livre de cada lado, mas preferiu avançar sozinho e perdeu a bola ao entrar na área. Fim de jogo: 2 a 2.
Próximos jogos
O próximo jogo da Ferroviária será contra o Santo André na próxima quarta-feira, 14 de fevereiro, às 19h30, novamente na Fonte Luminosa. A partida contará com o Projeto Futebol Sustentável, iniciativa que consiste na troca de duas garrafas pet por cada ingresso e já havia sido um sucesso total em Araraquara nos jogos da semifinal e final da Copa Paulista do ano passado. Os detalhes sobre a promoção, como a data de início das trocas e quantidade de ingressos dosponibilizados, serão revelados em uma entrevista coletiva marcada para a próxima segunda-feira na Fonte Luminosa. Após encarar o Santo André, a Locomotiva fará dois jogos fora de casa, contra São Caetano (17 de fevereiro) e São Paulo (25 de fevereiro).
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 2 x 2 SANTOS
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Sábado, 10 de fevereiro, 16h30;
Arbitragem: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa;
Público: 3.861 pagantes;
Renda: R$ 165.160,00;
Cartões amarelos: Hygor, Moacir e Damasceno (Ferroviária); Daniel Guedes, Gabriel, Jean Mota e Rodrygo (Santos);
Gols: Eduardo Sasha (28' do 1T) e Gabriel (20' do 2T) para o Santos; Léo Castro (18' do 2T) para a Ferroviária.
FERROVIÁRIA – Tadeu; Alisson, Patrick, Luan e Daniel Vançan (Damasceno); Bruno Silva, Moacir, Velicka e Hygor; Misael (Welinton Júnior) e Eliandro (Léo Castro). Técnico: PC Oliveira.
SANTOS – Vanderlei; Daniel Guedes, Gustavo Henrique, David Braz e Caju; Renato; Jean Mota, Vecchio (Léo Cittadini) e Arthur Gomes (Rodrygo); Eduardo Sasha e Gabriel. Técnico: Jair Ventura.
JOGOS DA 6ª RODADA
Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018
21h45 – São Paulo 1 x 0 Bragantino
Sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018
19h – Santo André 2 x 1 Corinthians
19h15 – São Bento 2 x 2 Linense
Sábado, 10 de fevereiro de 2018
16h30 – Ferroviária 2 x 2 Santos
16h30 – Ponte Preta 1 x 1 Grêmio Novorizontino
16h30 – Botafogo 1 x 0 Ituano
19h – Mirassol 0 x 2 Palmeiras
19h – São Caetano 1 x 1 Red Bull Brasil
CLASSIFICAÇÃO
Grupo A
1 – Corinthians – 12 pontos
2 – Bragantino – 7 pontos
3 – Ituano – 7 pontos
4 – Linense – 4 pontos
Grupo B
1 – São Paulo – 10 pontos
2 – Ponte Preta – 8 pontos
3 – Santo André – 7 pontos
4 – São Caetano – 4 pontos
Grupo C
1 – Palmeiras – 18 pontos
2 – São Bento – 9 pontos
3 – Novorizontino – 8 pontos
4 – Ferroviária – 6 pontos
Grupo D
1 – Botafogo – 9 pontos
2 – Santos – 8 pontos
3 – Red Bull – 7 pontos
4 – Mirassol – 5 pontos
• Zona de classificação para a segunda fase
• Zona de rebaixamento
JOGOS DA FERROVIÁRIA
17 de janeiro – Quarta-feira – 17h
Red Bull Brasil 0 x 0 Ferroviária
20 de janeiro – Sábado – 21h
Ferroviária 1 x 1 Ituano
24 de janeiro – Quarta-feira – 19h30
Corinthians 2 x 1 Ferroviária
29 de janeiro – Segunda-feira – 20h
Ferroviária 1 x 2 Botafogo
5 de fevereiro – Segunda-feira – 20h
Linense 1 x 2 Ferroviária
10 de fevereiro – Sábado – 16h30
Ferroviária 2 x 2 Santos
14 de fevereiro – Quarta-feira – 19h30
Ferroviária x Santo André
17 de fevereiro – Sábado – 19h
São Caetano x Ferroviária
25 de fevereiro – Domingo – 17h
São Paulo x Ferroviária
2 de março – Sexta-feira – 19h15
Ferroviária x Mirassol
8 de março – Quinta-feira – 17h
Ferroviária x Bragantino
11 de março – Domingo – 17h
Ponte Preta x Ferroviária