Nesta segunda-feira, 29 de janeiro, às 20 horas, o Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, será palco de mais um Bota-Ferro, um dos clássicos mais tradicionais do interior, que coloca frente a frente a Ferroviária e o Botafogo de Ribeirão Preto.
A partida é válida pela quarta rodada do Paulistão 2018 e a Locomotiva busca sua primeira vitória, já que estreou com um empate sem gols com o Red Bull em Campinas, depois empatou por 1 a 1 com o Ituano na Fonte Luminosa e por fim, na última quarta-feira, foi derrotada por 2 a 1 pelo Corinthians no Pacaembu.
Os resultados complicaram a equipe araraquarense neste início de estadual e já tornam a classificação uma missão distante. Nem mesmo uma vitória nesta segunda-feira tiraria o time da lanterna do Grupo C, onde se encontra atrás de Palmeiras (12 pontos), São Bento e Novorizontino (ambos com 7). Na briga contra a degola, a Ferroviária ocupa a 14ª colocação e é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, acima apenas de Santo André e Mirassol.
Enquanto isso, o adversário desta segunda-feira possui 3 pontos suficientes para deixá-lo na zona de classificação do grupo D, atrás apenas de Santos (7) e à frente de Red Bull (2) e Mirassol (1).
Uma mudança na Ferroviária
Para o jogo desta segunda-feira, a Ferroviária deve ter o desfalque do zagueiro Elton, que sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa no segundo tempo da partida de quarta-feira contra o Corinthians. O atleta ainda aguarda o resultados dos exames, mas tudo indica que Patrick, que o substituiu no jogo passado, deve assumir a vaga. Sem a presença da imprensa, o técnico PC de Oliveira comandou neste domingo o último treino para a partida e sua escalação só deve ser revelada momentos antes do duelo.
O treinador, que dividiu os 12 jogos em três partes para compor sua meta de pontos, destaca a necessidade de buscar a vitória contra o Botafogo. "Vamos fechar a primeira de três quadras de jogos e você vai abrindo mão da taxa de sacrifício em função da melhoria técnica. Então precisamos buscar o resultado a qualquer custo e eu espero que nossa equipe consiga encerrar essa primeira quadra de jogos com uma vitória sobre o Botafogo em casa", explica o comandante.
Botafogo indefinido
O time de Ribeirão Preto possui alguns problemas para o jogo desta segunda. Isso porque a escalação do técnico Léo Condé depende da situação de alguns atletas que se encontram no departamento médico. Um desfalque confirmado é do lateral Diego Tavares, que vinha atuando como atacante. Ele rompeu o ligamento do joelho e está fora do Paulistão. O lateral-direito Marcos Martins, com um desconforto na panturrilha, ainda é dúvida e será reavaliado pela comissão técnica.
Por outro lado, o goleiro Thiago Cardoso e o atacante Wesley, que estavam em tratamento, foram liberados, voltaram a treinar e podem ser escalados entre os titulares. Uma possível novidade no banco de reservas é o meia Cafu, que foi regularizado e já pode ser escalado.
Próximo desafio
Na próxima rodada, a Ferroviária voltará a atuar fora de seus domínios. O time araraquarense vai até a cidade de Lins, onde enfrentará o Linense na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, às 20 horas, no Estádio Gilberto Siqueira Lopes. Na rodada seguinte, a Locomotiva voltará a jogar em casa, em jogo marcado para o dia 10 de fevereiro, sábado, às 16h30, contra o Santos na Fonte Luminosa. Essa será a única partida da Locomotiva contra um dos grandes em Araraquara pela primeira fase do estadual.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA x BOTAFOGO
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Segunda-feira, 29 de janeiro, 20 horas;
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Gustavo Rodrigues de Oliveira;
FERROVIÁRIA – Tadeu; Alisson, Patrick, Luan e Daniel Vançan; Íkaro, Bruno Silva e Velicka; Hygor, Welinton Júnior e Léo Castro. Técnico: PC de Oliveira
BOTAFOGO – João Lucas (Thiago Cardoso); Carlos Henrique (Marcos Martins), Naylhor, Plínio e Peri; Willian Oliveira, Diones e Dodô; Wesley, Danielzinho e Bruno Moraes. Técnico: Léo Condé
JOGOS DA FERROVIÁRIA
17 de janeiro – Quarta-feira – 17h
Red Bull Brasil 0 x 0 Ferroviária
20 de janeiro – Sábado – 21h
Ferroviária 1 x 1 Ituano
24 de janeiro – Quarta-feira – 19h30
Corinthians 2 x 1 Ferroviária
29 de janeiro – Segunda-feira – 20h
Ferroviária x Botafogo
5 de fevereiro – Segunda-feira – 20h
Linense x Ferroviária
10 de fevereiro – Sábado – 16h30
Ferroviária x Santos
14 de fevereiro – Quarta-feira – 19h30
Ferroviária x Santo André
17 de fevereiro – Sábado – 19h
São Caetano x Ferroviária
25 de fevereiro – Domingo*
São Paulo x Ferroviária
4 de março – Domingo*
Ferroviária x Mirassol
7 de março – Quarta-feira*
Ferroviária x Bragantino
11 de março – Domingo*
Ponte Preta x Ferroviária
* Datas e horários que serão definidos em breve
CLIQUE AQUI para conferir todos os jogos da primeira fase
JOGOS DA 4ª RODADA
Sábado, 27 de janeiro de 2018
17h – Corinthians 2 x 1 São Paulo
19h – Grêmio Novorizontino 1 x 0 São Caetano
Domingo, 28 de janeiro de 2018
17h – Bragantino 0 x 2 Palmeiras
17h – São Bento 0 x 1 Ponte Preta
19h30 – Santos 1 x 1 Ituano
Segunda-feira, 29 de janeiro de 2018
17h30 – Santo André x Mirassol
19h30 – Red Bull Brasil x Linense
20h – Ferroviária x Botafogo
CLASSIFICAÇÃO
Grupo A
1 – Corinthians- 9 pontos
2 – Bragantino – 6 pontos
3 – Ituano – 6 pontos
4 – Linense – 3 pontos
Grupo B
1 – Ponte Preta – 6 pontos
2 – São Paulo – 4 pontos
3 – São Caetano – 3 pontos
4 – Santo André – 2 ponto
Grupo C
1 – Palmeiras – 12 pontos
2 – São Bento – 7 pontos
3 – Novorizontino – 7 pontos
4 – Ferroviária – 2 pontos
Grupo D
1 – Santos – 7 pontos
2 – Botafogo – 3 pontos
3 – Red Bull – 2 pontos
4 – Mirassol – 1 ponto
• Zona de classificação para a segunda fase
• Zona de rebaixamento