A Ferroviária voltará a campo nesta quarta-feira, às 21h45, para encarar o Rio Claro na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, em jogo válido pela terceira rodada do Paulistão 2016. O time araraquarense, que estreou com uma polêmica derrota por 1 a 0 para o Água Santa em Diadema, se reabilitou na última quinta-feira ao bater o Mogi Mirim por 2 a 1 de virada na Fonte, e agora espera vencer para manter o aproveitamento de 100% em casa no estadual.
O time araraquarense divide a vice-liderança do Grupo C com o audax, ambos com 3 pontos, atrás do São Paulo, com 4. Já o Rio Claro fez apenas um jogo no Paulistão. O clube teve o jogo adiado com o XV de Piracicaba na última quarta-feira devido ao falecimento do lateral quinzista Canavarros, de apenas 21 anos. Mesmo com um jogo a menos, o Rio Claro aparece na quarta posição do Grupo D, com um ponto, isso porque empatou na estreia com o Capivariano por 2 a 2. A lanterna atualmente é ocupada pelo Mogi Mirim, que ainda não pontuou.
Preparação
A Ferroviária encerrou na manhã desta terça-feira no CT do Pinheirinho sua preparação para o jogo contra o Rio Claro. O time grená não teve folga durante o carnaval e treinou todos os dias. O técnico Sérgio Vieira falou sobre essa intensidade nos trabalhos. “Temos que aproveitar cada dia de treino para fortalecermos ainda mais nossa equipe. O tempo de pré-temporada não foi o ideal, por isso, neste momento não se pode perder mais nenhum dia de treino. Não se tem sucesso no futebol sem fazer alguns sacrifícios”, explicou.
O treinador também destaca a importância do confronto desta quarta-feira em casa. “É um jogo importantíssimo. Aperfeiçoamos bem nosso modelo de jogo e focamos na parte estratégica em relação às principais virtudes da equipe adversária. Chegaremos fortes para a partida”, garante.
Apesar da boa atuação coletiva da equipe nos jogos contra o Água Santa e o Mogi Mirim, o time afeano desperdiçou diversas chances de gols nas duas rodadas iniciais do Paulistão. O fato incomoda o treinador que prevê melhora nas próximas partidas. “Já melhorou a construção das jogadas, conseguimos chegar mais vezes ao último terço do campo do adversário com mais jogadores, e agora precisamos ser mais eficientes nas finalizações. Penso que isso vai acontecer conforme o processo de fortalecimento da equipe evolua. Isso gera mais confiança nos jogadores, que é fundamental nos momentos mais importantes dos jogos”, acrescenta.
Sérgio Vieira antecipa que deve manter o time titular no duelo contra o Rio Claro. “É provável que o time seja mantido para esse jogo, mas não pela vitória diante do Mogi, e sim pelo bom rendimento do time. Não definimos pelo placar final de cada jogo e sim por uma análise de tudo de bom e ruim que acontece nas partidas”, salientou.
O treinador voltou a pedir o apoio da torcida. “A gente quer que a nossa torcida faça a diferença em casa. Os jogos são equilibrados e a energia da torcida é importante para todos. Nunca é bom jogar em estádio vazio. O legal é ter a casa cheia com o público apoiando durante todo o jogo. Espero que o time siga vencendo em casa e o público aumente nas partidas seguintes, criando essa sinergia”, completou.
Assim, o time deve ir a campo com Rodolfo; Igor Julião, Wanderson, Marcão e Thallyson (foto); Rafael Miranda, Juninho, Fernando Gabriel e Wescley; Tiago Adan e Samuel.
Rio Claro preparado
Com bastante tempo para trabalhar, o Rio Claro não tem desculpa para entrar em campo com o que há de melhor. Sem lesionados, o Rio Claro ganhou ainda alguns reforços de peso. Mais seis jogadores foram inscritos na Federação Paulista de Futebol (FPF) e podem pintar no time de Luis dos Reis.
O zagueiro Odair Lucas, o atacante Lucas Xavier, os laterais Felipe Saturnino, Myller e Luís Felipe, além do meia Léo Costa, que até agora é o único confirmado no time titular para esta quarta-feira. Ele ganhou a vaga de Fabrício na armação das jogadas, que contará com Índio e Romarinho no ataque.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA x RIO CLARO
Local: Arena Fonte Luminosa – Araraquara (SP)
Data/Horário: 10 de fevereiro, quarta-feira, 21h45
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Assistentes: Gustavo Rodrigues de Oliveira e Fausto Augusto Viana Moretti
FERROVIÁRIA – Rodolfo; Igor Julião, Wanderson, Marcão e Thallyson; Rafael Miranda, Juninho, Fernando Gabriel e Wescley; Tiago Adan e Samuel. Técnico: Sérgio Vieira
RIO CLARO – Lucas Frigeri; Weslen, Alex Silva, João Gabriel e Thiago Cristian; Maurício, Elsinho, Chico e Léo Costa; Índio e Romarinho. Técnico: Luis dos Reis
JOGOS DA TERCEIRA RODADA
Sábado – 6 de fevereiro
11h – Santos 2 x 1 Ituano
Quarta-feira – 10 de fevereiro
17h – Audax x Red Bull
17h – São Bento x Novorizontino
19h30 – Linense x Ponte Preta
21h45 – Oeste x Palmeiras
21h45 – Ferroviária x Rio Claro
Quinta-feira – 11 de fevereiro
18h30 – Botafogo x São Bernardo
19h – XV de Piracicaba x Água Santa
21h – Corinthians x Capivariano
Terça-feira – 1º de março
20h30 – São Paulo x Mogi Mirim