Confira as dicas de eventos culturais em Araraquara:
Choro da Quitanda (música/show)
12/04 – Sexta-feira
O grupo é formado por seis jovens instrumentistas, Tahyná Oliveira, flauta, Marcos de Sá, acordeon, Gustavo Araujo no cavaquinho, Caio Cury, bandolim, Luca Frazão, violão e Caio Barbosa no pandeiro, que se encontravam no centro de São Paulo promovendo e participando de rodas de choro. Neste show, o grupo apresenta canções clássicas do gênero e músicas de seu disco.
Gratuito
às 20h, no Sesc Araraquara
Saiba Mais: https://www.sescsp.org.br/programacao/choro-da-quitanda-5/
Raga Robson & Banda (música/show)
12/04 – Sexta-feira
O samba gratuito faz parte da programação realizada pela Jafs – a associação de moradores do Jardim América Jardim, “América Futebol e Socialização” – e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
Gratuito
às 20h, na Área de Lazer Antônio José Paterniani – Tom Zé, no Jardim América
Saiba Mais: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/tem-samba-no-jardim-america-nesta-sexta-feira-12
Show musical “Chico Buarque – Um outro Olhar” (música/show)
12/04 – Sexta-feira
com NU’ZS Duo
O espetáculo “Chico Buarque – Um outro Olhar” é simultaneamente minimalista e grandioso. Max Silva, que assina a direção musical, usou a tecnologia disponível atualmente para criar diversas camadas de backing tracks. A pré-gravação das bases e instrumentos suprimiu a necessidade de uma banda de apoio no palco. “Nosso show prova que a música de Chico Buarque, quando interpretada com uma nova abordagem e atualizada sob um outro olhar, estabelece um elo com a atemporalidade” – comenta o músico.
Gratuito
às 20h, no Teatro Municipal de Araraquara
Saiba Mais: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/nuzs-duo-apresenta-chico-buarque-um-outro-olhar-na-noite-de-reabertura-do-teatro-municipal-dia-12
Feira da Lua (feira)
12/04 – Sexta-feira
A Feira da Lua, realizada pelo Coletivo Pôr do Sol, conta com a participação de diversos expositores, entre artesãos e empreendedores da economia criativa, com opções para presentear e preços acessíveis. Arte, culinária, música, artesanato e brechó estão garantidos para o público na praça. Gratuito das 19h às 22h, na Praça Paulo Elias Antonio Chediek/ Praça do Jardim Paulistano (cruzamento da Rua Bahia com Av. Jorge Haddad – Vila Xavier)
Feira Tô em Casa – 78ª edição “No túnel no tempo” (feira)
13/04 – Sábado
A Feira Tô em Casa reúne empreendedores e artesãos da cidade e região, com uma diversidade de produtos, que passam por: decoração, culinária, beleza, brinquedos, artesanato, moda, acessórios, produtos ecológicos, veganos e gastronomia.
Gratuito
das 10h às 19h, no Parque Infantil
Saiba Mais: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/comunicacao/confira-as-feiras-de-artesaos-e-empreendedores-do-final-de-semana12-a-14-de-abril
Menina-Pássara (teatro infantil)
13/04 – Sábado
com Grupo êBA! Nasceu menina-pássara. Sem asas, sem bico, sem penas. Não canta nem voa, fica muda em seu canto. Diferente de todos, sai em busca por um lugar que seja seu, um nome que lhe pertença e uma identidade para sua língua. Em sua trajetória, encontra vários pássaros, únicos, diferentes, em extinção. E ela, será que é pássaro?
Gratuito
às 16h, no Sesc Araraquara
Saiba Mais: https://www.sescsp.org.br/programacao/menina-passara-3/
EXISTO! (teatro)
13/04 – Sábado
Cia La Leche Luan observa o mundo pela janela da torre onde mora e recebe visitas de bichos, não frequenta a escola e aprende tudo com sua mãe. Em meio a esses encontros, espera o momento em que as jabuticabas crescerão e estará pronto pra sair de casa. Diante do mundo real e de seu imaginário, Luan coloca em questão as normas que definem diferenças entre ser menina e ser menino.
Gratuito
às 20h, no teatro do Sesi Araraquara
Saiba Mais: https://www.sesisp.org.br/evento/1a2f090b-836e-4fd4-bfed-bccce0135234/existo
“Nasci pra ser Dercy” (teatro)
13/04 – Sábado
com Grace Gianoukas
Desbocada e defensora da mais profunda liberdade, Dercy era muito recatada em sua vida íntima, chegando a se casar e enviuvar anos depois ainda virgem. Contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava terminantemente a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir.
Gratuito
às 20h, no Teatro Municipal de Araraquara
Saiba Mais: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/comunicacao/greace-gianoukas-apresenta-nasci-pra-ser-dercy-na-noite-de-sabado-13-da-reabertura-do-teatro-municipal-de-araraquara
Rolêfeira (feira)
14/04 – Domingo
RolêFeira é uma feira de Economia Criativa, sendo a ideia central da Economia Criativa que é incluir processos, ideias e empreendimentos que usam a criatividade como destaque para a criação de um produto. São diversos os setores da Economia Criativa: artes cênicas, música, artes visuais, literatura e mercado editorial, audiovisual, animação, games, softwares aplicados à economia criativa, publicidade, rádio, tv, moda, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento, eventos, e turismo cultural.
Gratuito
das 15h às 22h, na Praça do Faveral
Saiba Mais: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/comunicacao/confira-as-feiras-de-artesaos-e-empreendedores-do-final-de-semana12-a-14-de-abril
Embalaê (música/show)
14/04 – Domingo
Baseado na vida e obra de quatro grandes nomes da Música Popular Brasileira, sendo eles: Seu Jorge, Jorge Aragão, Jorge Vercillo e Jorge Ben Jor, a Banda Embalaê tem por objetivo mostrar que é possível fazer uma mistura musical, tendo como ingredientes obras de quatro artistas com estilos e características diferentes, mas com suas riquezas particulares.
Gratuito
às 16h, no Sesc Araraquara
Saiba Mais: https://www.sescsp.org.br/programacao/embalae/
Choro das Águas (variedades)
14/04 – Domingo
O Choro das Águas apresenta programação cultural para toda família. Feira de Artesanato, atividade infantil e apresentação musical marcam a programação. Crianças, jovens e adultos podem se divertir com as atividades gratuitas realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
Gratuito
– 16h: Feira de Artesanato
– 17h: Oficina Infantil de jogo rítmico corporal, às 17h, com Edmiriam Modolo
– 18h: Apresentação musical com Nema & Amigos. Gratuito Na Praça do Daae Araraquara Saiba Mais: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/comunicacao/confira-as-feiras-de-artesaos-e-empreendedores-do-final-de-semana12-a-14-de-abril
“Enquanto você voava, eu criava raízes” (dança)
14/04 – Domingo
com Cia. de Dança “Dos à Deux”
Com a narrativa visual de dois corpos que se fundem e se perdem em uma relação precisa entre imagens, fisicalidade, virtuosidade e poesia. Em cena, nenhuma palavra é dita. Nesse navegar por várias linguagens, os significados também se apresentam diversos e chegam ao público em camadas múltiplas e plurais. Entre sonho e realidade, somos apenas um emaranhado de sombras e luzes, diante do imensurável, da imensidão e do mistério do abismo. É um espetáculo sensorial e nos toca ao tratar de múltiplos medos “espaços íntimos de sensações”, como disseram os criadores: o araraquarense André Curti e Artur Luanda Ribeiro.
Gratuito
às 20h, no Teatro Municipal de Araraquara
Saiba Mais: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/comunicacao/domingo-14-cia-de-danca-dos-a-deux-traz-espetaculo-sensorial-para-reabertura-do-teatro-municipal
Show musical com Leila Pinheiro (música)
15/04 – Segunda-feira
Estrela do primeiro time da música popular brasileira, Leila Pinheiro é intérprete, compositora e pianista. Começou a estudar piano aos dez anos de idade. Aos vinte, desiste da faculdade de Medicina e realiza seu primeiro espetáculo, Sinal de Partida, em outubro de 1980, em Belém, sua cidade natal, onde estreou como cantora.
Gratuito
às 20h, no Teatro Municipal de Araraquara
Saiba Mais: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/comunicacao/leila-pinheiro-fecha-programacao-da-reabertura-do-teatro-municipal-dia-15
A Última Gargalhada (música/show)
16/04 – Terça-feira
Cinepiano com Tony Berchmans
Dir. F. W. Murnau | Drama | Alemanha | 1924 | 87 min. | Legendado
Exibição com Trilha Sonora ao Vivo Ao piano, Berchmans improvisa a trilha sonora musical ao vivo, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes. A técnica de acompanhamento musical de Berchmans representa uma nova forma de se assistir a antigas obras. O filme apresentado é “A Última Gargalhada” (Der letzte Mann) de F. W. Murnau, título que completa 100 anos, exibido em película 16mm.
Duração: 87 minutos
às 20h, no Sesc Araraquara
Saiba Mais: https://www.sescsp.org.br/programacao/a-ultima-gargalhada-2/
verifique sempre a classificação indicativa de cada atração