InícioNotíciasGeralForça-tarefa retira 350 toneladas de inservíveis em vários bairros

Força-tarefa retira 350 toneladas de inservíveis em vários bairros

Montante corresponde as ações realizadas no primeiro semestre em Araraquara

 

A força-tarefa da Vigilância Ambiental em Saúde de Araraquara realizada aos sábados retirou neste ano, de fevereiro a junho, cerca de 350 toneladas de materiais inservíveis em diversos bairros da cidade visando o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.

Nesta segunda quinzena de julho, as ações de bloqueio ocorrem no Jardim Acapulco, região noroeste, e as de nebulização no Yolanda Ópice.

O trabalho terá sequência com a vistoria casa a casa em todas as cinco áreas mapeadas que abrangem toda a cidade, relata o coordenador em Vigilância em Saúde, Feiz Mattar.

“Começaremos com três equipes no setor 1 do Selmi Dei. Daremos sequência até finalizar as cinco áreas da cidade, o que levará cerca de 60 dias. Em paralelo, a partir desta segunda quinzena de julho, faremos a avaliação amostral em todas as regiões de Araraquara. Isso nos dará condições de avaliar e traçar estratégias específicas para cada área”, relata.

Com o inverno, as notificações de suspeitas de dengue diminuem, mas a Vigilância Ambiental continua com o trabalho de campo intenso.

O trabalho preventivo prossegue durante o ano inteiro. O dia-a-dia consiste em operações de bloqueio, expedições de notificações e nebulização.

Vale destacar que a força-tarefa já atuou nos bairros Universal, Jardim das Flores, Laranjeiras, Esplanada, Imperial, Ieda, Jardim Pinheiros, Jardim Biagioni, Santa Clara, Altos do Pinheiros, Parque São Paulo, Maria Luiza, Selmi Dei, entre outros. 

A população pode colaborar com a fiscalização ao denunciar quintais de vizinhos e terrenos em situação que facilitem a proliferação do mosquito da dengue. A Vigilância dispõe o telefone (16) 3301-1011 para receber denúncias.