Uma Organização Não Governamental (ONG) foi criada em Araraquara com o objetivo de proteger a da Praça Major Abel Fortes, conhecida como Parque Infantil.
A proposta do grupo foi apresentada na Tribuna Popular, da Câmara Municipal de Araraquara, na sessão de terça-feira (31). Pedro Luis Fagá Celli foi credenciado pela Associação dos Amigos do Parque Infantil.
Ele falou sobre a situação atual da praça e convidou os vereadores e toda a comunidade a participarem do evento que acontecerá no próximo domingo, dia 05 de junho, das 08h00 às 11h00, no Parque Infantil, em comemoração do Dia do Meio Ambiente.
A intenção da ONG é revitalizar o local e criar um calendário de atividades de gastronomia, projetos culturais, esportivos, entre outros, e no final do ano fazer uma decoração de natal e um presépio vivo, o que justifica o slogan escolhido para esse projeto, que é “Onde tudo acontece”.
Afirmou que a Associação dos Amigos do Parque Infantil é contra a instalação de novas empresas comerciais, “o que pode descaracterizar visualmente a área verde da região central da cidade. ”
Estão também catalogando as espécies plantadas no parque para a futura confecção de panfletos que serão distribuídos aos usuários.
A ONG está reivindicando o tombamento do Parque junto aos órgãos competentes em São Paulo para a preservação do que se considera um cartão postal da cidade.
Várias empresas estão se unindo para desenvolver uma identidade visual para o projeto de revitalização e uma delas, no dia 05, vai oficialmente adotar a praça e patrocinar a iniciativa.
Na festa do próximo domingo haverá o plantio de mudas, acontecerá um abraço simbólico no parque e o pedido oficial pelo seu tombamento.