Embaladas pela vitória por 2 a 0 sobre o Esmac-PA no último domingo (6) no Estádio da Fonte Luminosa, pela estreia no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino da Série A1, as Guerreiras Grenás vão a campo neste sábado (12), às 15 horas, para encarar o Red Bull Bragantino no Centro de Formação de Atletas de Jarinu-SP.
Comandada pela técnica Roberta Batista, a equipe araraquarense passou por uma pequena reformulação após a temporada passada, já que nove atletas deixaram o elenco: as laterais Letícia e Raquel; a zagueira Thaynara, as meias Sâmia e Leidiane; e as atacantes Ludmila, Thaicyane, Sochor e Raquel.
Para suprir as ausências, um pacote de reforços foi integrado ao plantel. Foram contratadas a zagueira Camila, a lateral Mylena Carioca, as volantes Ingryd e Karina, a meia Fany Gauto, e as atacantes Eudimilla, Mariana e Victória Liss. A escalação para este domingo, no entanto, só será divulgada momentos antes da partida.
Roberta Batista falou sobre as expectativas para o jogo. “A equipe do Red Bull Bragantino fez uma partida bastante equilibrada contra a equipe do Corinthians, bem intensa e é o que eu espero também para este jogo, que elas tentem aplicar essa intensidade, principalmente no setor ofensivo e nas transições, onde elas são muito perigosas, possuem um contra-ataque muito forte, com atacantes muito rápidas, então temos que ter muita atenção com relação a isso. E, também, buscar fazer nosso jogo quando tiver a bola, saber jogar com inteligência e encontrar os espaços”, afirmou a treinadora.
Na próxima rodada, a Ferroviária enfrentará o Flamengo em confronto agendado para o dia 21, uma segunda-feira, às 19 horas, na Fonte Luminosa. Para esse jogo, o clube de Araraquara repetirá a campanha de ingressos solidários, que consiste na doação de produtos de alimento e higiene. Todos os itens arrecadados serão entregues e distribuídos pelo Fundo Social de Solidariedade de Araraquara para instituições de caridade e famílias em situação de vulnerabilidade do município.
O Brasileirão Feminino
Em 2022, o campeonato conta com os reforços do Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Esmac-PA e Cresspom-DF, que conquistaram o acesso pela Série A-2. Os novatos têm pela frente adversários de peso que seguiram na elite do futebol feminino: o atual campeão da Série A-1, o Corinthians, Cruzeiro, Ferroviária, Flamengo, Grêmio, Internacional, Avaí/Kindermann, Palmeiras, Real Brasília-DF, Santos, São José e São Paulo.
A primeira fase é disputada por pontos corridos. Os 16 times se enfrentam em turno único e, ao fim das 15 rodadas, os oito melhores classificados avançam para as quartas de final da competição (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º). Os confrontos serão realizados sem o critério do gol qualificado como desempate e com mando de campo para os times com melhor campanha nas partidas de volta. Uma vez definido o chaveamento, ele segue até o fim da competição, que terá o mando definido pela somatória de pontos das equipes (incluindo a fase eliminatória).