Na tarde desta quarta-feira (5), as Guerreiras Grenás realizaram o primeiro treinamento em Quito, no Equador, visando a disputa da Libertadores da América. As primeiras atividades em solo equatoriano aconteceram no Centro de Treinamento da LDU.
As Guerreiras Grenás iniciaram a viagem para Quito saindo de Araraquara, meia-noite de terça-feira (04), e decolaram do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na manhã do mesmo dia; no itinerário do voo, fizeram conexão no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, na Colômbia, e pousaram em Quito na noite de terça-feira (04), totalizando quase um dia inteiro de viagem.
A cidade de Quito fica a 2.850 metros de altitude do nível do mar. A delegação da Ferroviária está utilizando o período até a estreia na competição para se ambientar com as condições climáticas da região.
A técnica Jéssica de Lima falou sobre a importância de chegar antes ao país e exaltou o planejamento da Ferroviária. “Fazer com que essas meninas estejam cada vez mais próximas do ambiente que a gente vai enfrentar, já dentro de um país que tem condições atmosféricas totalmente diferentes da nossa, eu só consigo enxergar isso como uma preparação melhor do mundo. Acho que a Ferroviária acertou num primeiro momento com essa estrutura que trouxemos pra cá”, falou.
A meia Luana também comentou sobre a adaptação ao país. “Acho que esses dias que a gente veio antes vai ser muito importante, pra fazer toda essa adaptação e, no dia da estreia e nos próximos jogos, estarmos 100% adaptadas e 100% pros jogos”, pontuou.
Sobre o primeiro treino realizado no CT da LDU, Jéssica de Lima disse que foi proveitoso. “Um treino proveitoso, usando esse momento para se adaptar. Já conseguimos colocar alguns conceitos. As meninas sentiram realmente um pouquinho o lugar, a adaptação, a viagem, que foi uma viagem de um dia inteiro. Mas está dentro do que a gente esperava e fizemos um ótimo treino hoje”, explicou.
Luana está na Ferroviária desde as categorias de formação e, ao lado da Rafa Mineira, disputou todas as edições de Libertadores que a Locomotiva esteve presente (2015, 2016, 2019, 2020 e 2021). Prestes a disputar sua sexta edição do torneio continental com a camisa grená, ela falou sobre os jogos da competição. “Eu já estou um pouquinho familiarizada com a competição, disputei todas as edições que a Ferroviária esteve. São jogos mais difíceis, mais truncados fisicamente, as meninas dos times sul-americanos gostam bastante de chegar. E agora a gente vai em busca desse tri para sairmos campeãs novamente”, finalizou.
As Guerreiras Grenás realizaram novo treino na tarde desta quinta-feira, nas dependências do América de Quito. A estreia da Ferroviária na competição está marcada para o dia 13, contra o Club Ñañas-QUE, às 19h15min (horário de Brasília) e 17h15min (horário de Quito), no estádio Banco Guayaquil.