Atualizada às 16h20
Um incidente foi registrado na manhã deste sábado (5) durante um teste de pista com o novo KC-390, o maior avião já fabricado na indústria brasileira, na pista de pouso da unidade da Embraer, em Gavião Peixoto. A Embraer é a fabricante da aeronave.
Segundo informações obtidas pela reportagem, um problema ainda não identificado fez com que a aeronave ultrapassasse o limite da pista de pouso durante o teste (veja a imagem). A aeronave, que não chegou a levantar voo, sofreu avarias. Piloto e copiloto sofreram ferimentos leves.
A unidade da Embraer de Gavião Peixoto foi interditada logo após o incidente. Em nota, a empresa confirmou a ocorrência envolvendo o protótipo 001 da aeronave KC-390 que realizava testes de prova em solo quando saiu da pista. "A tripulação deixou a aeronave em segurança e sem ferimentos", diz o texto.
A equipe de apoio foi acionada imediatamente e a Embraer já iniciou a investigação das causas do incidente. A ocorrência também foi comunicada ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira.
Sobre a aeronave
O KC-390 é um projeto conjunto da FAB com a Embraer Defesa e Segurança para desenvolvimento e produção de um avião de transporte tático e de reabastecimento em voo. O novo avião é capaz de transportar 23 toneladas de carga e atingir a velocidade máxima de cruzeiro de 860 km/h (465 nós).
Extremamente flexível, o KC-390 poderá cumprir missões de transporte logístico militar, realizar lançamento de cargas e paraquedistas, executar reabastecimento em voo de jatos e helicópteros, conduzir operações de busca e resgate e evacuação aeromédica, bem como prestar apoio a missões humanitárias. Tudo isso numa única versão.