InícioCulturaDançaInstituto Fábrica de Vencedor projeta cia de dança apenas com bailarinos negros...

Instituto Fábrica de Vencedor projeta cia de dança apenas com bailarinos negros e pardos

Inscrições estão abertas para alunos de 15 a 21 anos; projeto gratuito exige experiência comprovada e visa o aperfeiçoamento artístico com aulas gratuitas semanais

Em uma ação inédita na região de Araraquara/SP, o Instituto Fábrica de Vencedor lança seu mais novo projeto: a Passo Preto Cia De Dança, uma companhia formada apenas por bailarinos (as) negros ou pardos entre os 15 e 21 anos de idade. Outro quesito exigido é a experiência de, no mínimo, três anos de ballet clássico – preferencialmente com pontas e outras danças (contemporânea, hip hop, jazz, entre outras).

A ideia é aperfeiçoar os conhecimentos de seus participantes, formando um grupo de excelência, figurando como referência para festivais e apresentações pontuais em Araraquara. Com duração de 11 meses (de janeiro a novembro de 2024), o projeto prevê aulas e ensaios às sextas-feiras (tarde/noite) e/ou sábado (manhã), na sede do IFV, localizado na Av. Armando Corrêa de Siqueira, 1009. Tudo é gratuito.

Segundo Geraldo Souza, presidente do IFV, a Passo Preto nasce para quebrar paradigmas e gerar igualdade. “É raro uma cia de ballet formada, exclusivamente, por negros. Vamos na contramão de que esse tipo de dança é somente para corpos brancos. Os negros podem e devem fazer parte de tudo que quiserem”, comenta.

A coordenação artística, coreografias e aulas são de responsabilidade da bailarina Érica Duarte.

COMO PARTICIPAR

O processo seletivo será realizado em duas fases. Em cada uma delas, os candidatos serão informados por e-mail e terão seus nomes listados no Instagram do Instituto Fábrica de Vencedor (@institutofabricadevencedor).

Até o dia 30 de dezembro de 2023, e somente até às 17h, serão considerados os seguintes materiais para inscrição: vídeo recente em solo clássico, neo-clássico ou contemporâneo (formato .mp4, .mov ou link do YouTube) e um currículo completo. A dica é criar um drive e deixaro link aberto.

Ainda nesta etapa, é necessário o preenchimento da ficha de inscrição neste link: https://docs.google.com/forms/d/1XjDdj8lHEnV-dan7fIYBWEx4eM6hYyntN9nL3WqbSSY/edit

O Instituto Fábrica de Vencedor ressalta que vídeo em aula não será considerado, bem como um registro do solista dançando em grupo. A caracterização tem que ser individual.

“O IFV se exime ainda de qualquer responsabilidade sobre as inscrições não recebidas por motivo de falha técnica de computadores, falhas de comunicação, além de outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados ou a transmissão das audições/vídeos”, comenta Geraldo Souza.

Após o fim da etapa de seleção, com divulgação dos resultados em 06 de janeiro de 2024, às 18h, começa a etapa final, com uma audição presencial no dia 15 de janeiro, por meio de uma aula de ballet clássico. Os selecionados para o início do projeto serão divulgados no dia 17 de janeiro de 2024.

NOHALL

O Instituto Fábrica de Vencedor foi fundado em 16 de março de 2018 por um grupo de pessoas que, em comum, possuem o propósito de formar e despertar o vencedor que há em cada ser humano. Entende a prática cultural e artística como elemento essencial para o desenvolvimento integral das pessoas e ferramenta indispensável para minimizar desigualdades, promovendo inclusão e acesso a oportunidades.

O IFV desenvolve projetos culturais, esportivos e de capacitação profissional através de leis de incentivo, editais relacionados e parcerias diversas. Já beneficiou, gratuitamente, mais de 2000 crianças, adolescentes e jovens. Para saber mais, acesse: @institutofabricadevencedor (Instagram e Facebook).

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em portalmorada.com.br

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas