InícioEsporteIntegração da base fortalece Ferroviária para a disputa dos estaduais

Integração da base fortalece Ferroviária para a disputa dos estaduais

Projeto já vem colhendo frutos desde o ano passado, com um grande número de atletas passando para a categoria acima

Contando com cerca de 58 atletas, entre categorias sub-15 e 17, a Ferroviária vem tonificando os pilares de um novo conceito de futebol. A filosofia de integração entre as categorias de base já é uma realidade no clube. O projeto já vem colhendo frutos desde o ano passado, com um grande número de atletas passando para a categoria acima.

Neste ano, com os estaduais já iniciados, a expectativa é de mais uma performance positiva e a continuidade do projeto.

O sub-15, comandado por Vinicius Rovariz, disputa o Paulista da categoria com uma baixa média de idade. A ideia é utilizar a competição para desenvolver uma equipe mais adaptada aos conceitos do clube para a próxima temporada. Com três rodadas disputadas, a equipe está na quarta posição e o treinador projeta crescimento durante os próximos jogos.

“É a principal competição nossa neste ano. Muitos garotos chegaram recentemente à Ferroviária, estamos com uma proposta de ter garotos 2003 jogando uma competição cujo limite de idade é 2002. A ideia é que estes mesmos meninos estejam entendendo ainda mais o clube, dentro e fora do campo, para as disputas do ano que vem. Mesmo assim, esperamos repetir a campanha do ano passado, com a equipe classificando-se para a segunda fase”, comenta o treinador.

A categoria sub-17 também segue a mesma filosofia. Sob o comando de Rogério Cunyoshi, o time é o quarto colocado do grupo. O treinador ressalta o projeto diferenciado da Ferroviária e almeja disputar a decisão do torneio.

“A ideia é chegarmos o mais longe possível e representarmos bem a instituição. É um campeonato que vai até novembro e é bem extenso. O mais importante é continuarmos formando atletas com o DNA da Ferroviária, isso motiva e possibilita aos garotos a oportunidade de jogarem pela equipe profissional em um futuro próximo. Essa integração da base com o profissional é muito boa, pois nos faz enxergar o processo como um todo”, explica Rogério.

A integração total entre as categorias de formação, propiciou à AFE utilizar jogadores da base no elenco profissional que jogou o Campeonato Paulista deste ano. Entre os 16 clubes presentes no campeonato, a Ferroviária foi um dos que mais utilizou atletas da base.

“Essa filosofia é um diferencial competitivo da Ferroviária, que nos eleva a um outro patamar. Nós tivemos os treinadores das categorias integrando a comissão profissional no Paulista, é uma integração que facilita o processo e cria um conceito único de futebol dentro do clube. Os profissionais saem ganhando por que veem uma perspectiva na carreira, além da sinergia com quem está em alto nível e também para os atletas, que tem um caminho facilitado para se tornarem profissionais”, explica o coordenador das categorias de base da Ferroviária, Roberto Braga.

Braga explica ainda a ausência da categoria Sub-20 no estadual da categoria. “Optamos por reestruturar outras áreas do clube e, desta forma, abrimos mão da competição. Alguns atletas foram dispensados e outros foram emprestados para times da nossa região. Analisamos todos os clubes e optamos por àqueles que tinham uma estrutura e uma condição similar à nossa para os atletas se desenvolverem. Uma outra parte do elenco integra o grupo que se reapresenta no dia 2 de maio, para a Copa Paulista. Juntamente com a comissão técnica, haverá uma análise da composição do elenco e da maturidade técnica, tática, física e mental destes jogadores. Feito isso, definiremos se eles permanecem para a disputa da competição”

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas