InícioNotíciasGeralIPEM-SP realiza verificação de radares em Araraquara e Gavião Peixoto

IPEM-SP realiza verificação de radares em Araraquara e Gavião Peixoto

Aferição é obrigatória uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo

Nesta próxima sexta-feira, 16 de setembro, o IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, irá verificar a partir das 9h os radares instalados na rodovia de acesso SPA 268/310, km 2, em Araraquara e na sequencia, o radar da SP 331 km 22 em Gavião Peixoto

Diariamente, o IPEM-SP verifica os radares de velocidade em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do IPEM-SP, equipe da empresa responsável pelo radar e agentes de trânsito. Para evitar acidentes, na ocasião fica impossibilitada a passagem na via pelos pedestres e veículos.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo IPEM-SP.

Esta ação será realizada pela regional do IPEM-SP em Araraquara.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas