InícioNotíciasGeralJaneiro é mês de cinema na Biblioteca Mário de Andrade

Janeiro é mês de cinema na Biblioteca Mário de Andrade

Escolhida pelos internautas, programação traz clássicos e preciosidades do cinema mundial

 

Entre os dias 15 de janeiro e 05 de fevereiro, a Biblioteca Mário de Andrade passará, sempre às quartas e sextas-feiras, gratuitamente, clássicos do cinema mundial. Para definir a programação do Cinemário, foi realizada uma enquete nas redes sociais, onde os internautas puderam citar seus filmes preferidos e o que gostariam de assistir na biblioteca.

Confira a programação completa abaixo:

 

15 de janeiro de 2016 – Sexta-feira, 0h
Trem Noturno para Lisboa  (2013; 107 min)

Direção: Billie August
Classificação – 14 anos

Raimund Gregorius, um professor suíço, abandona sua vida de palestras e ensinamentos após apaixonar-se pela língua portuguesa e por um livro de Amadeu do Prado, autor desconhecido. O professor acaba por viajar até Portugal, numa jornada marcada por intensidade e autoconhecimento.

 

20 de janeiro de 2016 – Quarta-feira, 22h30
O Conde de Monte Cristo (2002; 131min)

Direção: Kevin Reynolds
Classificação: 12 anos

Edmond Dantes (Jim Caviezel) é um jovem ingênuo e honesto que planeja se casar com Mercedes (Dagmara Dominczyk). Entretanto, sua vida desmorona quando Fernand (Guy Pearce), seu melhor amigo que também cobiça Mercedes, lhe prepara uma armadilha que o deixa durante 13 anos aprisionado. Atormentado com tudo o que lhe ocorreu, Edmond cada vez mais esquece seus ensinamentos sobre o certo e o errado para elaborar seu plano de vingança, que pretende pôr em prática assim que conseguir deixar a prisão. Com a ajuda de Abbé (Richard Harris), outro detento, Edmond consegue fugir, transformando-se a partir de então no rico e misterioso Conde de Monte Cristo, infiltrando-se na aristocracia francesa disposto a levar até o fim seu plano de vingança.

 

22 de janeiro de 2016 – Sexta-feira, 0h
O Iluminado  (1980; 146 min)

Direção: Stanley Kubrick
Classificação – 18 anos

Jack é um escritor desempregado (Jack Nicholson) que vai trabalhar como caseiro em um hotel isolado que fica fechado durante o inverno. O homem leva junto sua mulher (Shelley Duval) e o filho Danny (Danny Lloyd), um garoto sensitivo que começa a apresentar poderes. Aos poucos, começa a enlouquecer devido ao isolamento, transformando-se em perigo real para a família neste estranho hotel assombrado. 

 

27 de janeiro de 2016 – Quarta-feira, 22h30
A Insustentável Leveza do Ser  (1988; 171min)

Direção: Philip Kaufman
Classificação: 18 anos

Daniel Day-Lewis está no papel de Tomas, um médico mulherengo que evita se envolver emocionalmente, até conhecer Tereza (Juliette Binoche), com quem acaba se casando. Mas continua tendo seus casos, em especial com Sabina (Lena Olin). Eles moram em Praga e a invasão russa de 1968 faz com que partam para Genebra. Suas vidas mudam bruscamente e eles têm dificuldades de se adaptar à nova realidade, longe de casa. O filme usa muita sensualidade para expressar as personalidades, sentimentos e relacionamentos dos personagens. Indicado aos Oscars de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia, em 1988. Adaptação do best-seller de Milan Kundera.

 

29 de janeiro de 2016 – Sexta-feira, 19h
O Poderoso Chefão  Parte 1 (1972; 180 min)

Direção: Frans Ford Coppolla
Classificação – 14 anos

 

29 de janeiro de 2016 – Sexta-feira, 21h
O Poderoso Chefão  Parte 2 (1972; 180 min)

Direção: Frans Ford Coppolla
Classificação – 14 anos

 

29 de janeiro de 2016 – Sexta-feira, 0h
O Poderoso Chefão  Parte 3 (1972; 180 min)

Direção: Frans Ford Coppolla
Classificação – 14  anos

Apesar da violência, O Poderoso Chefão é primeiramente um filme sobre o poder da lealdade e do amor na família Corleone e na comunidade em que eles vivem. A história se inicia com o casamento de Connie (Talia Share), a filha de Don Corleone (Marlon Brando). Como um senhor feudal, ele recebe os cumprimentos e promessas de lealdade da família e de clientes. Os outros filhos de Corleone estão presentes: o sangue-quente Sony (James Caan), o mais velho que irá substitui-lo, e Fredo (John Cazale), que não se adequa aos negócios da família. O preferido de Corleone é o filho mais novo, Michael (Al Pacino), que voltou como herói da II Guerra Mundial e não tem nenhum envolvimento com a máfia. Porém, devido à incapacidade do pai, se vê forçado a assumir a liderança da família, contrariando o que Corleone queria para seu futuro.

 

03 de fevereiro de 2016 – Quarta-feira, 22h30
IT – Palhaço do Mal (1990; 158 min)

Direção: Tommy Lee Wallace
Classificação : 14 anos
Na pacata cidadezinha de Derry, sete amigos se juntam para combater o mal que, escondido atrás da inofensiva fantasia de um palhaço, está assassinando as crianças das proximidades. Após conseguir afastá-lo, eles juram batalhar para que aquilo nunca mais aconteça. Agora, 30 anos se passaram e as crianças de Derry começam a desaparecer misteriosamente. Os sete amigos já estão longe dali, vivendo as próprias vidas. E cada um deve enfrentar um dilema: cumprir ou não seu juramento infantil, colocando mais uma vez suas vidas em risco.

 

05 de fevereiro de 2016 – Sexta-feira, 0h
Farenheit 451 (1966; 112 min)

Direção: François Truffaut
Classificação: livre

Adaptação do livro de Ray Bradbury. Num futuro indeterminado, numa sociedade de governo totalitário, os livros são proibidos, como forma de inibir o livre pensar. Existem pessoas cuja função é encontrar exemplares clandestinos, queimá-los e prender seus donos. Montag (Oskar Werner), um desses homens, conhece Clarisse (Julie Christie), uma jovem que participa de um grupo subversivo pró-literatura, e se interessa não só por ela como também pelos livros que ela lhe apresenta. Ele começa a ler e a questionar sua atividade, ao mesmo tempo em que teme as consequências que enfrentará caso seja capturado. O título Fahrenheit 451 se refere à temperatura necessária para que o papel pegue fogo.

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas