Nesta quarta-feira, dia 13, as jovens atletas da Ferroviária/Fundesport estreiam na primeira edição da Liga Feminina de Futebol Sub-20. A competição tem a participação de 12 clubes: Aliança (GO), Caucaia (CE), Iranduba (AM), Juventus (CE), Duda/Canoas (RS), Foz Cataratas (PR), Centro Olímpico (SP), Ferroviária (SP), São José (SP), Vasco da Gama (RJ), Coritiba (PR) e Criciúma (SC). O torneio é promovido pela Associação Cuebla, de São Paulo, com apoio do Ministério do Esporte. O time araraquarense vai a campo às 9 horas contra o Centro Olímpico na casa do adversário, em São Paulo.
A competição terá quatro fases. Na primeira, os clubes serão divididos em três grupos com quatro equipes cada. As equipes se enfrentam em dois turnos e as duas melhores equipes, mais as duas melhores terceiras colocadas, avançam para os quadrangulares finais. Nessa etapa, os times serão divididos em dois grupos com quatro times cada e os dois melhores avançam para a semifinal. Nos jogos eliminatórios, os dois vencedores disputam a final e os perdedores 3º e 4º lugares.
Na primeira etapa, entre os dias 30 de março e 3 de abril, Aliança, Iranduba, Caucaia e Juventus jogaram em Fortaleza. O Iranduba foi o campeão do turno. Entre os dias 6 e 10 de abril, Coritiba, Criciúma, Duda/Canoas e Foz Cataratas se enfrentaram em Criciúma e as donas da casa levaram a melhor. Nesta semana, de 13 e 17 de abril, Ferroviária, Vasco da Gama, São José e Centro Olímpico competem na capital paulista.
Em maio, todos os times voltam a se encontrar ainda dentro dos próprios grupos para definir os oito que avançam para os quadrangulares finais. Na segunda etapa, os participantes do Norte e Nordeste jogam em Fortaleza, os da Região Sul em Curitiba e os da Região Sudeste no Rio de Janeiro.
A Ferroviária levará para a competição atletas de sua equipe titular – Tábatha, Isabela, Nicoly, Thaíni, Lilian, Ana Karoline, Juliana Passari, Jeane, Bruna Rosa; parte delas disputou e venceu, no ano passado, os Jogos Abertos do Interior – e também das categorias de base. “Teremos que desmembrar a equipe, mas vejo a Liga Sub-20 como uma competição importante principalmente para dar oportunidade a jovens atletas da base”, diz o técnico Leonardo Mendes.
O técnico da base Anderson Oliveira, o coordenador Douglas Onça e o preparador físico José Carlos Rosa acompanham as jogadoras.
TABELA – PRIMEIRA FASE
Centro Olímpico – São Paulo
13/04/2016 – 9h – ADECO (SP) x Ferroviária (SP)
13/04/2016 – 11h – São José (SP) x Vaso da Gama (RJ)
15/04/2016 – 9h – ADECO (SP) x São José (SP)
15/04/2016 – 11h – Ferroviária (SP) x Vasco da Gama (RJ)
17/04/2016 – 9h –Vasco da Gama (RJ) x ADECO (SP)
17/04/2016 – 11h – Ferroviária (SP) x São José (SP)