Por volta de 5 horas da manhã desta terça-feira (19) cerca de 30 viaturas da Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros saíram em comboio do batalhão de Araraquara sentido ao Horto Florestal de Matão para a reintegração de posse da área do assentamento Novo Horizonte. Três ônibus também seguiram o comboio, um deles só com Oficiais de Justiça.
Durante toda a tarde de ontem, os assentados estiveram pela Vicinal que liga Araraquara a Bueno de Andrada. Eles pararam o trânsito em sinal de protesto após tentarem contato com os vereadores de Araraquara, sem sucesso. A vicinal que estava bloqueada, foi liberada ainda na manhã desta terça-feira.
Cerca de 300 policiais militares, o helicóptero Águia, funcionários do Itesp, guardas municipais e oficiais de justiça estiveram no local. Vários caminhões para transportar animais chegaram ao assentamento.
Os assentados não ofereceram resistência e vários, com ajuda de carros e conhecidos, retiraram seus pertences.
Durante a operação o helicóptero Águia que estava na região sobrevoou a área para fazer o reconhecimento do assentamento que foi dividido em 10 setores. Para cada setor, havia uma equipe de policiais, um caminhão, uma máquina e oficiais de justiça.
Por volta das 9 e meia da manhã, os 10 setores já haviam sido reintegrados. Parte dos assentados saíram do local, levando o que podiam, desde enxadas e ferramentas, até objetos ligados ao plantio e subsistência.
Segundo o capitão Porto da Polícia Militar, toda operação foi montada para minimizar os efeitos da reintegração. Ainda segundo o capitão, as famílias que não tem para onde ir serão realocadas pela prefeitura de Matão.