InícioCultura+CulturaLivro sobre Paulo Mascia será apresentado no Teatro Municipal de Araraquara

Livro sobre Paulo Mascia será apresentado no Teatro Municipal de Araraquara

“Paulo Mascia - Araraquara, a cidade e sua gente” - livro reúne a visão que o artista Paulo Mascia tinha sobre Araraquara, com telas, crônicas, depoimentos e biografia

A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart realizam uma apresentação especial do livro “Paulo Mascia – Araraquara, a cidade e sua gente” na próxima quarta-feira, 08 de maio, data que é celebrado o Dia do Artista Plástico. O evento gratuito será realizado no Teatro Municipal, às 19 horas.

A obra “Paulo Mascia -Araraquara, a cidade e sua gente” reúne a visão que o artista Paulo Mascia (1919-1991) tinha sobre Araraquara, e é explorada por meio de telas com apresentação da cidade e de crônicas que foram publicadas no jornal “O Imparcial”, além de depoimentos e biografia.

Com 200 páginas, o livro é uma proposta da artista Rita Michelutti, curadora desta edição do Território da Arte, e vem sendo produzido por uma equipe de profissionais (confira a ficha técnica no final da matéria). Para a produção do livro, a cidade recebeu uma emenda do então deputado federal, hoje Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, articulada pelo mandato da vereadora Fabi Virgílio.

A Prefeitura de Araraquara possui no acervo da Pinacoteca Municipal Mario Ybarra de Almeida um total de 208 obras adquiridas em 1999, após o falecimento do artista. “O Paulo Mascia é uma figura essencial pra gente pensar na Araraquara do século XX. Era um artista plástico talentosíssimo, que tinha uma pegada de contar e traduzir a história do cotidiano da cidade, por meio da sua arte, suas pinturas e crônicas. E isso traz uma característica quase única quando a gente tenta reconstruir e recuperar essa memória local. Porque você tem um olhar pessoal, e é um olhar democrático porque ele olha pra pessoas, sejam elas de qual extrato social for; ele olha para locais; e ele faz disto tudo um caldo de uma produção extremamente sensível, delicada, absolutamente rara sob todos pontos de vista”, aponta a secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli.

Adriana Medina, coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, conta que quando viu a dimensão das obras de Paulo Mascia, ficou surpresa com o “quanto ele tinha de produção e a sua qualidade em retratar o cotidiano da cidade. É uma riqueza esta obra porque será um presente olhar Araraquara como era há alguns anos e no que se transformou. É um livro que sugere fazer muitas leituras e que fará parte da memória cultural da cidade. A distribuição será, principalmente, para os museus e bibliotecas públicas, além de universidades, escolas do município de Araraquara e região”, explica Adriana.

“Um livro sobre Paulo Mascia, relatando suas experiências e seu trabalho com as artes visuais, irá se transformar em um poderoso instrumento de conhecimento cultural e artístico de Araraquara e de uma história que não interessa apenas aos araraquarenses, mas também à história da Arte Moderna no Brasil. Paulo Mascia é um daqueles personagens que precisa ter seu registro formalizado. Nenhum artista araraquarense teve tão arraigado em si o desejo de perpetuar imagens de sua terra. Em sua obra a cidade se impõe, ora como protagonista, ora como coadjuvante”, defende Rita.

Vale destacar que a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico está iniciando o mapeamento das obras de Paulo Mascia em Araraquara. “Gostaríamos de convidar a população para nos ajudar a fazer um mapeamento das obras do Paulo Mascia, artista tão importante para a cidade. Quem tiver alguma de suas obras, entrar em contato com a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico na Secretaria Municipal de Cultura. O fone é o (16) 3322-2770.”

O Teatro Municipal de Araraquara está localizado na Av. Bento de Abreu, s/nº, na Praça Lívio Abramo, localizada no Jardim Primavera. Após o lançamento do livro, será realizada a abertura do Território da Arte de Araraquara, às 19h30.

Quem foi Paulo Mascia?

O artista nasceu em Araraquara em 1919, filho dos italianos João Mascia e Maria Pirola, abriu seu próprio café, o Café Belas Artes, e se casou com Helena Vicente com quem teve seus três filhos: Paulo Antonio, Regina e Ricardo. Paulo Mascia passou a empregar seu tempo livre para retratar e documentar sua cidade natal. Instalado à rua São Bento, uma das grandes paixões de Mascia foi colecionar antiguidades e fazer exposições, muito apreciadas, no próprio Café.

Ao mesmo tempo em que se preocupava com sua lida diária, não descuidava de sua arte. Aos domingos, sua predileção era plantar seu cavalete e pintar sua querida Araraquara, a qual retratou em seus mais variados ângulos e recantos. Como a Escola de Belas Artes, criada em 1938 fora desativada em 1972, seu sonho passou a ser a criação da Casa do Artista de Araraquara. Mascia passou a ministrar aulas de cor e pintura no chamado Casarão da rua Quatro.

Ali os cursos prosperaram e em pouco tempo Mascia ministrava aulas para aproximadamente 200 alunos. A Casa do Artista não se tornou realidade, mas o Casarão pôde ser restaurado e tombado pelo CONDEPHAAT, integrando-se ao patrimônio artístico e arquitetônico do Estado de São Paulo. Paulo foi um pintor popular que se queria popular.

Ao longo de sua carreira, tornou-se colaborador assíduo do jornal O Imparcial, no qual publicou cerca de duzentas crônicas, contextualizando e comentando as paisagens, os tipos, os locais, as casas, os prédios, os recantos e tudo mais da cidade que escolheu eternizar.

Ao morrer, em 29 de maio de 1991, aos 72 anos, Paulo Mascia deixou como legado um numeroso e rico acervo com mais de duas centenas de obras em óleo sobre tela. 208 obras foram adquiridas pela Prefeitura de Araraquara, passaram a integrar, em 1999, o acervo da Pinacoteca Municipal “Mario Ybarra de Almeida”.

Ficha técnica – “Paulo Mascia – Araraquara, a cidade e sua gente”

Curadoria: Rita Michelutti

Projeto gráfico: Jorge Morabito

Textos: Adriana Medina, Edinho Silva, Fabiana Virgilio, Francisco Lopes Kiko, Ignácio de Loyola Brandão, Paulo Teixeira, Teresa Telarolli

Biografia: Caetano Mascia

Coordenação e Produção: Rita Michelutti

Assistente de coordenação: Rosely Scodeler

Editoração eletrônica e produção gráfica: JM Arte&Design

Fotografia: Lucas Tannuri

Revisão: Mayra Laudanna

SERVIÇO:

Apresentação do livro “Paulo Mascia – Araraquara, a cidade e sua gente”

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

Data: 08 de maio (quarta-feira)

Horário: 19 horas

Grátis

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas