Depois dos computadores, as máquinas de escrever deixaram de estar em evidência, já que o mercado adotou computadores e impressoras como forma mais eficiente para a produção de textos. Porém, uma exposição no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria traz à tona as antigas “máquinas de datilografia” a partir de segunda-feira, dia 07 de março, com entrada gratuita.
A exposição “Máquinas de Escrever” apresenta sete máquinas estrangeiras que fazem parte do acervo do Museu Voluntários da Pátria. Elas foram fabricadas no período do final do século XIX até o século XX. Além dos objetos, a exposição também apresenta um vídeo de cinco minutos com a história e a evolução da máquina de escrever.
De acordo com a história, a invenção de um primitivo dispositivo de escrever mecanicamente é atribuída a Henri Mill, em 1714. Ainda, o italiano Pellegrino Turri introduziu, em 1808, o sistema de teclado e, posteriormente, o norte americano Carlos Thuber criou um modelo aperfeiçoado, com maior rapidez de escrita, em 1843. Nomes como os do norte-americano Burth, o inglês Jenkins, e o francês Pogrin, também aparecem como colaboradores para o aperfeiçoamento da máquina.
A invenção de um dispositivo mecânico de escrita no Brasil é atribuída ao padre Francisco João de Azevedo, nascido na Paraíba do Norte (atual João Pessoa) em 1827 e falecido em 1888. Ela foi apresentada na Exposição Agrícola e Industrial de Pernambuco, em 1861, e na Exposição Nacional do Rio de Janeiro, no mesmo ano.
As empresas de máquinas de escrever entraram em decadência no início da década de 1990, com a redução da demanda, porque o mercado passou a adotar os computadores e impressoras como alternativa mais eficiente para a produção de textos.
O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria está localizado na Praça Pedro de Toledo, na altura da Rua Itália com a Av. Duque de Caxias, no Centro de Araraquara. O horário de atendimento é das 12h15 às 17h45, com entrada gratuita.
Serviço:
Exposição “Máquinas de Escrever”
Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo – na altura da Rua Itália com a Av. Duque de Caxias – Centro)
Período: de 07 a 26 de março
Horário de visitação: das 12h15 às 17h45
Grátis