Após reunião realizada na noite desta terça-feira (6), na Câmara Municipal de Araraquara, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) anunciou a indicação de Delorges Mano para ocupar o posto de candidato a vice prefeito na coligação com o Partido dos Trabalhadores (PT), que terá a atual secretária da Saúde, Eliana Honain, como candidata à sucessão de Edinho Silva. “Após deliberações cuidadosas e um discurso marcante sobre a coerência e os valores históricos do MDB proferido pelo ex-prefeito Marcelo Barbieri, temos a satisfação de anunciar a definição de nosso candidato à vice-prefeitura na chapa a ser composta com a Sra. Eliana Honain, do Partido dos Trabalhadores (PT).”Entendemos que a escolha do candidato a vice-prefeito é de suma importância para o fortalecimento de nossa proposta política e governamental. Por isso, após considerarmos diversos nomes e reconhecermos o interesse de muitas lideranças políticas pelo cargo, a executiva do partido, em decisão conjunta, estabeleceu que o candidato ideal deveria ser um membro dedicado da militância do MDB, com um histórico sólido e resiliente dentro do partido”, afirmou o partido por meio de nota.
Delorges é um membro antigo do MDB, com passagens por diversas secretarias municipais durante as gestões de Marcelo Barbieri. Atualmente ocupa a superintendência do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE).
O MDB, que atualmente tem um representante na Câmara de Araraquara, Gerson da Farmácia, anunciou que mais dois parlamentares ingressarão nos próximos dias nas fileiras do partido: Luna Meyer e Carlão do Joia, que se desfiliarão do PDT e PRD (ex-Patriota), respectivamente.
Edinho Silva e Eliana Honain já foram informados sobre a decisão do MDB de indicar Delorges Mano. A composição MDB e PT nas eleições municipais é resultado de uma aproximação gradual que se intensificou desde 2021, quando Edinho Silva foi reeleito para o quarto mandato. Até então, os dois partidos rivalizavam o debate político local. Edinho Silva venceu em 2000 e 2004 disputando contra Marcelo Barbieri, a principal liderança do MDB na cidade. Em 2008 e 2012, foi Barbieri que venceu as eleições contra as candidatas do PT – Edna Martins e Márcia Lia. Em 2016, Edinho voltou a disputar o cargo e derrotou, entre outros adversários, o emedebista Boi.
Em 2021, após uma nova disputa com candidaturas diferentes, os dois partidos se aproximaram e o MDB ingressou na base do governo Edinho Silva. Atualmente, o vereador Aluísio Braz, o Boi, é líder do governo na Câmara Municipal.