InícioNotíciasGeralMonarco da Portela e Mania de Samba faz show no Sesi Araraquara

Monarco da Portela e Mania de Samba faz show no Sesi Araraquara

Discípulo de Paulo da Portela, Monarco é considerado integrante da linhagem nobre do samba de raiz e se apresenta dia 29 de agosto, sábado, às 20h. A entrada é gratuita

 

 

O SESI Araraquararecebe no dia 29 de agosto, sábado, às 20h, Monarco da Portela e Mania de Samba, com apresentação que homenageia todos que fizeram parte da trajetória dos 81 anos de música do artista e traz ao palco canções como Fingida, Poeta Apaixonado e Tristonha Saudade.  A entrada é gratuita.

Na tradição popular urbana carioca, Hildemar Diniz, conhecido como Monarco da Portela – mais que um apelido, uma referência à qualidade de seu trabalho –, é considerado integrante da linhagem nobre do samba de raiz, manifestação cultural de origem africana produzida pelas camadas populares e surgida no Brasil durante a segunda metade do século XIX.

Discípulo de Paulo da Portela (1901-1949), um dos seus pioneiros, em 1950, ingressou na ala de compositores da Portela, sua paixão, onde foi diretor de harmonia e, mais tarde, líder da Velha Guarda. Monarco produziu canções com melodias refinadas e letras de notável qualidade poética, tornando-se um dos maiores músicos da história do país.

Entre seus grandes sucessos estão: Vida de Rainha, Passado de Glória e Coração em Desalinho, gravado por Zeca Pagodinho (1959), com intensa repercussão em todo o Brasil. Ao lado do grupo Mania de Samba, Monarco homenageia todos que fizeram parte de sua trajetória em seus 81 anos de música e traz ao palco canções como Fingida, Poeta Apaixonado e Tristonha Saudade.

 

Monarco da Portela

Nasceu no bairro de Cavalcante, mas ainda criança foi morar em Nova Iguaçu. Aos 10 anos de idade mudou-separa Oswaldo Cruz, bairro de origem da Portela. Desde então teve contato de perto com ossambistas da escola, integrando blocos e compondo sambas, ainda pequeno. Foi convidado a integrar a ala de compositores da Portela, onde mais tarde viria a setorna líder da velha guarda mais popular do Brasil. Também foi diretor de harmonia da escola. Nunca ganhou uma disputa de samba-enredo, mas conseguiu consagrarsambas “de terreiro” ou “sambas de quadra”, como são conhecidos aqueles executados nos ensaios e logotornados emblemas do patrimônio cultural coletivo dessas associações.Em 2013, Monarco foi o grande articulador da vitória da chapa Portela Verdade, tornando-se então o presidente de honra da escola.

 

Serviço

Local: Teatro do SESI Araraquara (Av. Octaviano de Arruda Campos, 686. Jardim Floridiana. Araraquara – SP)

Data e horário: 29 de agosto, sábado, às 20h

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: livre

Informações: (16) 3305-2500

Entrada gratuita – os ingressos remanescentes serão distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo

Reservas de Ingressos – Atenção, as reservas online estão esgotadas.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas